Outubro Rosa: inscrições para brindes começam nesta quarta
Atualizado em 18/09/2019 - 08:46
Fundo Social de Solidariedade
A aula de ritmos acontecerá em 2 de outubro: inscrições para brindes gratuitos a partir desta quarta - Foto: PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos realizará uma extensa programação em comemoração ao Outubro Rosa, mês mundial de conscientização e prevenção ao câncer de mama. Os eventos começam no dia 2, com aulas especiais de ritmos, chamada “Ritmos Rosa”.

As aulas acontecerão em centros poliesportivos, parques e praças e estarão abertas para todos os públicos, envolvendo variados estilos musicais e sendo conduzidas por professores de dança. Serão distribuídas 3.350 camisetas e 1.200 esmaltes.

As inscrições para quem deseja ganhar a camiseta ou um esmalte gratuitos podem ser feitas pelo telefone 156 ou no endereço http://www.sjc.sp.gov.br/outubrorosa, a partir de quarta-feira (18) até 29 de outubro. Vale lembrar que a inscrição é necessária somente para quem deseja ganhar os brindes.

A retirada das camisetas e esmaltes acontecerá em 2 de outubro (data do evento), das 17h30 às 18h30, no local escolhido no momento da inscrição para a realização da atividade.

Para a retirada é necessário apresentar RG, comprovante de inscrição e fazer a doação de 1 litro de óleo e/ou 1 lenço para o Fundo Social de Solidariedade. Durante a atividade, também haverá a arrecadação de um litro de óleo e/ou de um lenço, que serão destinados às organizações da sociedade civil da cidade voltadas ao acompanhamento e auxílio de pacientes com câncer.

Outubro Rosa

Durante todo o mês de outubro, a Prefeitura programou outras atividades. Nos dias 12 de outubro, no Parque da Cidade, e 20 de outubro, no Parque Vicentina Aranha, das 8h30 às 12h30, acontecerá uma ação de conscientização para o público visitante destes dois espaços, com foco na importância da prevenção do câncer de mama.

As equipes dos programas Previna (prevenção do câncer) e Saúde da Mulher estarão no local entregando material informativo e esclarecendo dúvidas da população. Também haverá uma mostra de fotografia.

Outra atividade programada, no período de 22 a 25 de outubro, é uma mostra de arte, realizada em parceria com a Secretaria de Educação. A abertura solene do evento acontecerá no dia 22, às 14h, no Cefe (Centro de Formação do Educador), na avenida Olivo Gomes, 250, em Santana.

Durante todo o mês de outubro, as 40 UBS's (unidades básicas de saúde) também irão desenvolver campanhas de orientação sobre o tema, com distribuição de material informativo sobre câncer de mama, câncer de colo de útero, planejamento familiar e intensificação de exames preventivos ginecológicos e mamografias.

A abordagem ocorrerá nas salas de espera, durante o acolhimento e nas consultas. As UBS's também terão decoração especial com adesivos, cartazes, balões e laços rosa no interior das unidades.

Locais do 'Ritmos Rosa'

Poliesportivo do Altos de Santana – Avenida Alto do Rio Doce, 801