Circuitos Intercentros de natação agitam domingo em São José
Atualizado em 15/09/2019 - 15:11
Intercentros de Natação  15 09 2019
A terceira Etapa dos Intercentros de natação reuniu atletas das piscinas públicas na Associação Esportiva neste domingo: mais do que vitórias, as competições propiciam mais saúde e novas amizades - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O domingo começou cedo e dentro da piscina para cerca de 300 alunos das escolas de natação mantidas pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida. Eles se reuniram para participar da terceira etapa do ano do Circuito Intercentros de Natação, que aconteceu na Associação Esportiva São José, na região central.

Os atletas representam 15 piscinas públicas da cidade e participam do circuito de 2019, composto de quatro etapas. As provas deste domingo foram da terceira etapa, nos estilos livre e peito. O circuito tem categorias de pré-mirim até acima de 70 anos e aconteceu em dois períodos, manhã e tarde.

Conquistas e qualidade de vida

Entre os competidores, o clima era de animação e conquistas que vão além das medalhas. Para Benedito Afonso Cortez, deficiente visual que disputou a categoria PCD, a prática esportiva só tem benefícios.

“Comecei a nadar há cerca de um ano pensando na saúde e também em estar junto com outras pessoas com deficiência, pois podemos motivar muita gente a praticar esportes e ver que vale a pena viver. Vale muito a pena”, afirmou.

Arlete Cruz, 74 anos, pratica natação há quase três décadas e estava satisfeita em poder representar sua equipe da Casa do Jovem, na região norte.

“Eu me sinto muito bem participando. É ótimo, dá bem-estar emocional e físico. Conseguir o primeiro lugar é bom demais. Vale a pena praticar esporte”, disse.

Kazuo Yajima, 71 anos, também frequenta a Casa do Jovem e, como a colega Arlete, comemorou o ouro neste domingo.

“Natação me dá mais saúde, para o corpo e a alma, e convivência sadia. Isto faz bem para todo mundo. Ganhar hoje foi uma surpresa boa, acho que era meu dia”, afirmou.

Intercentros

No final do ano, será concluída a quarta etapa do circuito, com o ranking de nadadores, formado pelos três primeiros colocados em cada categoria, que serão premiados com troféus.

O objetivo do Intercentros é incentivar a prática da natação, oferecer aos alunos a vivência de um campeonato, promover a integração entre as unidades esportivas e também descobrir novos talentos nas categorias de base para futuro ingresso no Programa Atleta Cidadão.

Os participantes podem acompanhar sua colocação no site da Prefeitura.