Crianças da rede municipal de São José lançam livro na Flim
Atualizado em 14/09/2019 - 16:22
Flim no Vicentina Aranha 14 09 2019
As crianças da rede municipal de ensino orgulhosas com livro de poesia infantil que lançaram durante a Flim neste sábado - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

“Escrever um livro com os amigos é legal porque todos aprendem juntos”. A frase resume a importância do projeto ‘Crianças autoras’, da Sala Interativa do bloco de literatura da Emei Mário Campaner, no Jardim das Indústrias, na zona oeste de São José, e foi dita durante lançamento de um livro de alunos da escola, com idades entre 5 e 6 anos.

As crianças participaram da mesinha literária da 6ª edição da Flim (Festa Literomusical) do Parque Vicentina Aranha na manhã deste sábado (14).

Em um ambiente lúdico rodeado de livros e brinquedos, os pequenos autores comoveram a plateia, formada por familiares e participantes da Flim, compartilhando suas experiências durante a produção de “Poesias para brincar”.

A obra reúne textos e ilustrações dos alunos e foi escrita por 210 crianças da Mário Campaner e do Núcleo de Educação Infantil José Paulino Bicudo. Divididas em grupos, as crianças também declamaram poesias do livro para a plateia.

Brincadeira com amor

Entre os autores estava Thiago Henrique Junqueira Andrade, 5 anos. Com penteado moderno e vestindo a camiseta especial do evento, com a assinatura das crianças de cada turma nas costas, o pequeno falou sobre a atividade diferente e recitou o poema que ajudou a escrever, que diz: “na escola tem escorregador, onde a gente aprende a brincar sem dor, mas com muito amor”.

“Gosto de brincar, de diversão e de conversar. Na escola, eu também gosto muito de brincar com meus amigos. Todo mundo ajudou a gente a escrever o livro”, disse o estudante.

Para Maria Caroline Junqueira Garcia, mãe do Thiago, a experiência amplia os conhecimentos dos alunos e contribui diretamente no desenvolvimento saudável deles.

“Acho muito bom esse projeto, ajuda as crianças a se desenvolverem ainda mais. Eles poderem vir até o Parque Vicentina Aranha foi ótimo, é um ambiente diferente para conhecerem. O Thiago adora a escola, ele é falante e extrovertido, participa de tudo e estava empolgado com o dia de hoje."

A cada ano é desenvolvida uma proposta de acordo com o interesse das turmas. Neste ano, foi trabalhado o gênero poema. Trata-se de uma antologia poética, que é a reunião de vários poemas diferentes num único livro.

Segundo Simeia Fagundes de Souza, professora da Sala de Leitura, o projeto, que vem sendo desenvolvido desde o inicio deste ano, superou as expectativas.

“Eles aprenderam como fazer frases e estrofes com rimas, combinando as palavras. A partir disso, decidiram falar sobre o dia a dia na escola. Nosso objetivo era enriquecer o conhecimento das crianças com outros gêneros literários e elaborar um livro. Conseguimos tudo isto com sucesso. Levarão aprendizados para a vida toda, além de inspirarmos novos escritores”, disse a professora,

Museu do Folclore na Flim

Próximo ao lançamento do livro infantil, no espaço Quintal das Letras, o Museu do Folclore deixou à disposição das crianças diferentes brinquedos populares que fazem parte do acervo da brinquedoteca do museu. A atividade continua até este domingo (15), das 9h às 12h, e tem como foco a brincadeira.

O espaço agradou crianças de varias idades e esteve bem movimentado durante a manhã deste sábado.

Margarida de Fátima, moradora do Jardim das Indústrias, foi acompanhar a neta no lançamento do livro de poesias e aproveitou para ficar um tempinho com outro neto, o caçula Pedro Faria Tomaz, 3 anos, entre os brinquedos.

“Eles curtem esse espaço aqui no Parque. Ter isto é muito bom”, disse.

Cibele Lemos Evangelista acompanhava o filho, Nicolas Lemos Evangelista que, após apresentação de poemas da escola, se divertia e fazia novos amiguinhos por lá.

“Ele chegou e já quis vir para cá, é um espaço que as crianças adoram. São opções saudáveis para lazer e momentos em família”, afirmou.