Moradores elogiam obra e chegada do UBS Resolve ao Buquirinha
Atualizado em 10/09/2019 - 18:03
Entrega da 28ª Ubs Resolve Buquirinha na região norte. Foto: Claudio Vieira/ PMSJC. 10-09-2019
A UBS Buquirinha é a 28ª unidade da rede a receber o programa UBS Resolve - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

Totalmente reformada, a Unidade Básica de Saúde do Buquirinha, na região norte de São José dos Campos, começou a oferecer nesta terça-feira (10) aos seus usuários o programa UBS Resolve. Esta é a 28ª unidade da rede de saúde do município a atender a população dentro deste conceito de atenção básica.

A dona de casa Eliana Laurindo, moradora do Bairro dos Freitas, esteve no local pela manhã e elogiou a reforma pela qual a unidade passou. “Sempre venho aqui e não tenho do que reclamar do atendimento. Mas o prédio estava bem maltratado. A reforma deixou a unidade mais agradável para todos”, disse.

Ela também destacou que a possibilidade de fazer os exames de laboratório no mesmo lugar ajuda muito a população. “Antes a gente tinha que ir até o ValeClin, em Santana, levava muito tempo. Agora podemos fazer tudo aqui”, afirmou.

Quem também elogiou a mudança foi o aposentado Francisco Ferreira, que levou o filho Lucas para coletar sangue na unidade. “É muito bom porque está perto de casa”, afirmou.

A UBS passou por grandes reformas, com a adequação da sala de coleta, reforma do telhado do prédio principal, revisão da tubulação de esgoto, construção de uma sala para ser usada como curativo, construção de um depósito de material de limpeza, pintura geral do prédio, reforma geral da parte elétrica, troca de luminárias, adequação de uma nova sala de inalação, troca de parte do piso, entre outras.

As unidades que recebem o UBS Resolve também ganham nova identidade visual e sala da gerência é deslocada para próximo da recepção, facilitando o contato com a comunidade.

Além de todas as melhorias que o programa leva, as unidades também recebem o projeto Gestão à Vista, que apresenta, em local visível ao público, um painel com os indicadores epidemiológicos daquela unidade, permitindo o monitoramento constante e atualizado da situação de saúde da população de sua área de abrangência.

A unidade

A UBS Buquirinha funciona das 7h às 18h, trabalha no modelo de Estratégia Saúde da Família (ESF) e tem 9.644 munícipes cadastrados. Seu quadro de profissionais conta com 1 ginecologista, 1 pediatra, 3 clínicos, 3 enfermeiros, 6 assistentes de enfermagem, 3 dentistas e 12 agentes comunitários de saúde.

A unidade oferta atendimentos em grupos de planejamento familiar, gestantes, saúde bucal, diabéticos e hipertensos, saúde da criança, lian Gong e caminhada. A unidade é referência para os bairros Buquirinha 1 e 2, Mirante do Buquirinha, Freitas, Costinha, Chácara Boa Vista, Bengalar, Chácara Água Soca, Vera Cruz, Taquari, Turvo, Fazenda Boa Vista, Chácara do Florindo e Jardim Rochedo.

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×