Centro da Juventude implanta academia de calistenia
Atualizado em 10/09/2019 - 17:55
ACADEMIAS CENTRO DA JUVENTUDE - 10-09-2019 - LUCAS CABRAL
Academia de calistenia do Cejuv é a primeira da cidade em área pública e está aberta a todos os interessados nesse tipo de atividade física - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Quem não abre mão de uma rotina que inclua exercícios físicos, pode contar com mais uma opção no Centro da Juventude, da Prefeitura de São José dos Campos, localizado na região sul. A novidade é a primeira academia pública de calistenia da cidade.

A palavra calistenia vem do grego kallos, que significa beleza, e sthenos, que significa força. Desenvolvida na França no século 19, a calistenia consiste na prática de exercícios utilizando a força do próprio corpo, aliando potência e esforço, para ganho de massa muscular sem a ajuda dos aparelhos encontrados nas academias tradicionais. É considerada uma ótima opção para quem não gosta de fazer musculação em academia.

A prática traz diversos benefícios para o corpo, já que é um dos poucos treinamentos que permite treinar um conjunto de aspectos físicos que melhoram força, resistência, velocidade, flexibilidade e agilidade, ajudando ainda na melhora da postura. Em alguns momentos podem ser utilizados acessórios como bastões e barras fixas para auxiliar o corpo a levantar seu próprio peso.

A academia de calistenia foi instalada em frente ao prédio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida e está integrada ao restante do conjunto do Cejuv, composto de pavilhão coberto, quadra ao ar livre, academias ao ar livre e para pessoas com deficiência, pista de esportes radicais, quadra de vôlei de areia, pista de caminhada, entre outros equipamentos voltados à prática do esporte e do lazer.

A academia é composta de estruturas metálicas onde estão montados sete aparelhos de ginástica com diferentes finalidades. O espaço tem sido utilizado para aulas da turma de cross training da professora Andreza Vilas Boas, da O.S. São José Desportivo.

A utilização da academia é livre, não sendo necessário acompanhamento técnico. Porém, recomenda-se que os usuários obedeçam às regras básicas e procurem informar-se sobre como usar os aparelhos. Além disso, não é recomendado o uso por menores de 12 anos.

Manutenção

Também localizadas no Cejuv, as academias ao ar livre e para especiais do programa Cidade em Movimento receberam melhorias nos últimos dias. Foi feita pintura do solo em azul e amarelo e repintura de todos os aparelhos.

Inaugurada em 2014, a academia ao ar livre também tinha alguns aparelhos necessitando de recuperação. Após três dias interditado, o espaço foi reaberto com todo o equipamento revisado.

As academias ao ar livre e para pessoas com deficiência oferecem acompanhamento de profissional de educação física de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h, e às segundas, quartas e sextas, das 18h às 20h.

 

*Colaborou Micaela Gianello


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida