Prefeitura participa de simulado de emergência no aeroporto
Atualizado em 08/10/2019 - 17:50
Simulado de atendimento de emergência na Via Dutra 26 09 2019
Simulado de acidente na Dutra em setembro; nesta quarta, equipes da Defesa Civil e do COI atuarão em simulado de emergência no Aeroporto de São José - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos participará, nesta quarta-feira (9), de simulado de emergência aeronáutica no aeroporto Professor Urbano Ernesto Stumpf. A atividade contará com a presença de 20 agentes e voluntários da Defesa Civil Municipal.

Durante o treinamento, eles ajudarão no isolamento e evacuação da área e no trabalho de orientação dos moradores do entorno.

Equipes do COI (Centro de Operações Especiais) também irão atuar. Um ônibus com câmeras de monitoramento foi disponibilizado pela Prefeitura.

A convite da Defesa Civil Municipal, estarão presentes ainda 90 soldados do Tiro de Guerra.

O simulado também contará com a participação de equipes do Corpo de Bombeiros, Grau (Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências), Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Rinem (Rede Integrada de Emergências), que reúne prefeituras, hospitais e empresas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.

Redução de desastres

O simulado, que contemplará abandono de aeronave, terá início às 10h e está sendo organizado pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).

O exercício faz parte do Plano de Emergência do Aeroporto de São José dos Campos e tem como objetivo avaliar o estado de prontidão dos órgãos e empresas envolvidas e dos recursos internos e externos.

Também será analisado o sistema de comunicação de emergência com a finalidade de verificar a funcionalidade do mesmo, visando minimizar as consequências de um acidente aeronáutico grave e, consequentemente, preservando o maior número possível de vidas.

O simulado fará parte do Dia D, atividade que está sendo coordenada pela Defesa Civil do Estado de São Paulo em alusão à Semana Nacional de Redução de Desastres.

O treinamento desta quarta tem ainda como finalidade integrar os diversos órgãos de emergência envolvidos no atendimento, com sedimentação da doutrina ICS (Sistema de Comando de Incidentes, em português)/ Sicoe (Sistema de Controle de Eventos) e do método START de triagem de vitimas.

Simulado

Durante procedimento de pouso, uma aeronave procedente de Manaus com destino a São José dos Campos teve seu pneu estourado, vindo a perder o controle e saindo da pista principal.

Houve princípio de incêndio, que foi controlado pelas equipes de bombeiros de aeródromo do aeroporto.

Na aeronave estão 40 pessoas. Será iniciado o abandono do avião, com passageiros gravemente feridos e outros com ferimentos leves.

Os feridos serão levados para os hospitais da RMVale, conforme regulação médica.

Capacitação

Considerada uma das melhores do Estado de São Paulo em infraestrutura e equipes capacitadas, a Defesa Civil de São José dos Campos constantemente promove e participa de treinamentos, simulados e cursos para aprimoramento das atuações dos agentes e voluntários em situações críticas.

No último 26 de setembro, os agentes e voluntários participaram de simulado de acidente de grandes proporções na Via Dutra.

A Defesa Civil de São José conta atualmente com uma equipe de 22 agentes e cerca de 100 voluntários treinados.

A Prefeitura tem investido na capacitação dos profissionais e na compra de novos equipamentos, carros e uniformes para melhoria constante do atendimento à população.