PEVs têm nova gestão com ganhos para a população e o município
Atualizado em 25/10/2019 - 21:13
ECO-PEV JARDIM SANTA LUZIA E COPACABANA - 25-10-2019 - LUCAS CABRAL
Nova gestão vai facilitar o gerenciamento de resíduos - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Regina Roda
Secretaria de Manutenção da Cidade

Os 14 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Resíduos), a partir desta sexta-feira (25), estão operando sob a gestão da empresa Valle Ambiental, Engenharia e Resíduos, de São José dos Campos. O novo contrato de administração e gerenciamento garante vantagens tanto para o munícipe que utiliza os serviços gratuitos do PEV, quanto para o município.

O primeiro benefício para a população é que os PEVs passam a abrir também nos feriados, das 8h às 12h, inclusive já no da próxima segunda-feira (28) em comemoração ao Dia do Servidor. O funcionamento normal continua de segunda a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 8h às 12h.

Além disso, a empresa deverá criar incentivos ao descarte correto de resíduos, podendo bonificar o munícipe que levar material ao PEV.

Com o novo contrato, a gestão operacional e a manutenção passam a ser feitas pela Valle Ambiental, sendo responsável pelo recebimento, armazenamento temporário, triagem, transporte, processamento e destinação ambientalmente correta dos materiais

A Secretaria de Manutenção da Cidade – que era responsável pela manutenção, administração e operação dos PEVs – passa a realizar a fiscalização do contrato e dos serviços.

Reciclagem

Uma das vantagens para o município é que a operadora vai processar e reciclar resíduos da construção civil (RCD). Depois de tratado, esse material retorna para a Prefeitura para ser utilizado em serviços de cascalhamento de estradas rurais e para a fabricação de artefatos de cimento (blocos, pisos intertravados entre outros) e pisos de concreto usados em passeios públicos.

A nova gestão também vai facilitar o gerenciamento de resíduos. Antes a Secretaria de Manutenção da Cidade mantinha vários contratos para a destinação de gesso, amianto e lâmpadas, além de entulhos e materiais de despejos irregulares em áreas e vias públicas. Agora o contrato já prevê que a empresa cuide de toda a destinação ambientalmente correta.

Outra vantagem é que, além das sobras de jardinagem e madeiras recebidas no PEV, a empresa também fará a destinação dos resíduos de serviços de arborização (podas e roçadas) executados pela Prefeitura.

A mudança vai permitir ainda que recursos materiais e humanos antes locados nos PEVs sejam transferidos para áreas de manutenção da cidade.

Licitação

A licitação (Pregão Presencial nº 29/2019) no valor de R$ 8.706 milhões para o gerenciamento e administração dos Pevs foi aberta em julho. A Valle Ambiental, Engenharia e Resíduos venceu com o menor preço de R$ 6.980 milhões, 19,82% abaixo do valor licitado. A Prefeitura teve uma economia de R$ 1.725 milhão. O contrato é de um ano podendo ser aditado por até cinco anos.