Portal Geosanja permite acesso a banco de dados geográficos
Atualizado em 05/11/2019 - 11:32
Geosanja
O Geosanja permite consultar e fazer download de mapas do Zoneamento e Plano Diretor de maneira simples e intuitiva - Foto: Ilustração

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A Prefeitura de São José dos Campos lança o portal Geosanja, que traz um banco de dados geográficos do município, facilitando o acesso a informações pelos cidadãos. O portal está disponível no link http://www.sjc.sp.gov.br/geosanja.

O Geosanja permite consultar e fazer download de mapas do Zoneamento e Plano Diretor de maneira simples e intuitiva, como acontece em plataformas mundialmente conhecidas.

Na primeira etapa do projeto, estão disponíveis os mapas da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo (Lei Complementar 623/2019) e do Plano Diretor (Lei Complementar 612/2018). Por meio da consulta online pelo endereço de imóvel é possível visualizar mapas e imagens de satélite da região e identificar as macrozonas definidas no Plano Diretor e as zonas de uso de cada bairro.

O objetivo do Portal Geosanja é disponibilizar grande parte dos dados existentes no banco de dados geográficos do município. Gradativamente também serão disponibilizados dados como equipamentos públicos, perímetros de loteamentos, hidrografia, perímetros das microbacias urbanas, curva de nível, entre outros.

O projeto foi desenvolvido internamente pelos técnicos da área de TI - Tecnologia da Informação, em parceria com a Assessoria de Geoprocessamento da Prefeitura de São José dos Campos, com a utilização de ferramentas Open source (código aberto).  Além de eliminar custos de licença de propriedade para utilização do sistema, o município tem mais liberdade para efetuar a customização e desenvolvimento de aplicações na ferramenta, tendo em vista atender a real necessidade da população.

A consulta do zoneamento é uma das maiores demandas no balcão de atendimento da Prefeitura e com o novo recurso os munícipes terão mais rapidez e comodidade para acessar informações.

Como utilizar a ferramenta

O usuário digita o endereço de interesse para consulta e a tela redireciona para o local pesquisado, exibindo o mapa base ou imagem de satélite. Ao clicar sobre a área de interesse e nos filtros do menu lateral é possível visualizar as Zonas de Uso definidas pela Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo (LC 623/2019) e os mapas que constituem a Lei Complementar 612/2018, que instituiu o Plano Diretor do município. Também é possível comparar com a legislação anterior (Lei Complementar 428/2010).

Na aba “geo-metadados” é possível verificar a descrição do dado, o ano de elaboração, a Secretaria Municipal responsável, além de disponibilização para download do arquivo, em extensão shapefile, e visualização WMS.