São José tem o melhor trânsito entre as 10 maiores do Estado
Atualizado em 18/10/2019 - 17:21
Campanha Sinal de Gentileza na avenida Juscelino Kubitschek no bairro Vila Industrial. Foto: Claudio Vieira/ PMSJC. 09-08-2019
Prefeitura tem investido em ações para melhorar a relação dos usuários das vias - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

Uma pesquisa feita pela Indsat, instituto que analisa indicadores de satisfação dos serviços públicos, e divulgada nesta quinta-feira (17), mostrou que São José dos Campos tem o melhor trânsito entre as 10 maiores cidades do Estado de São Paulo.

No levantamento referente ao terceiro trimestre de 2019, a cidade foi a única a conseguir grau médio de satisfação (acima de 500 pontos) no segmento, ficando à frente de São Paulo, Campinas, Guarulhos, Mauá, Sorocaba, Osasco, Ribeirão Preto, Santo André e São Bernardo do Campo.

De acordo com a pesquisa, no terceiro trimestre deste ano, o trânsito de São José atingiu 515 pontos. O município, aliás, nunca recebeu índices inferiores a 500 pontos, o que significa que desde 2017 o tráfego urbano é classificado com grau médio de satisfação.

A atual Administração tem investido em infraestrutura, com a execução de importantes obras viárias, e na manutenção da malha. Em paralelo, e para que tudo isso ocorra sem prejudicar o trânsito, a Prefeitura realiza diariamente operações com os agentes da mobilidade para dar fluidez no tráfego.

Essas ações, juntamente com os equipamentos de fiscalização do trânsito, justificam o resultado mostrado pelo Indsat e ajudam principalmente a tornar o trânsito joseense mais seguro. Em agosto, a cidade registrou uma queda de quase 90% nas mortes do trânsito na comparação entre os meses de agosto de 2018 e deste ano.

O índice de satisfação do Indsat é calculado a partir de uma metodologia exclusiva de classificação baseada nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. Ao todo, 600 pessoas participam das entrevistas.