Cultura de São José é líder no ranking das maiores cidades de SP
Atualizado em 12/10/2019 - 20:44
Plateia Teatro Municipal - 34º Festivale
O reconhecimento público se deve às inúmeras ações promovidas pela Prefeitura, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, como por exemplo o Festivale - Foto: Divulgação

Bianca de Aquino
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A Cultura de São José dos Campos se mantém na liderança entre as dez maiores cidades do Estado de São Paulo, segundo pesquisa Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), que mede o grau de satisfação da população em 16 áreas. Neste terceiro bimestre, a pesquisa mostra a aprovação das atividades culturais por 84% dos entrevistados.

Essa é a 11ª pesquisa consecutiva onde o munícipio ocupa a primeira posição nos indicadores de satisfação nesta área. São José dos Campos ficou acima dos indicadores das cidades de Sorocaba, Campinas, Santo André, São Paulo e São Bernardo do Campo. As pesquisas do Indsat são realizadas a cada trimestre, quando são ouvidos 600 munícipes.

Esse reconhecimento público se deve às inúmeras ações promovidas pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, com investimento em uma política consistente de incentivo à formação cultural, à produção e criação por meio das leis de fomento (Fundo Municipal de Cultura e Lei de Incentivo Fiscal) e o acesso aos bens culturais por meio de editais e festivais.

Raio-x da Cultura em São José

. Ações formativas: Companhia Jovem de Dança (50 bailarinos), Coro Jovem Sinfônico (100 coralistas) e Núcleo Orquestra Jovem (90 músicos). Além disso, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo também desenvolve o Projeto de Empreendedorismo Criativo (arte e artesanato) e o Projeto Circulação (edital que seleciona projetos artísticos de todas as áreas para circular em São José dos Campos, sendo que, neste ano, já foram aprovados 125 projetos artísticos) e Projeto Arte nas Ruas (edital que cadastra artistas de rua  - malabares, acróbatas, equilibristas, palhaços – para realizar intervenções circenses de curta duração). Neste ano, somam 400 ações de formação (oficinas, palestras e workshops) e mais de 8 mil vagas oferecidas à população.

. Espaços culturais: 10 casas de cultura, 3 teatros, 3 museus, 1 arquivo, 1 atelier, 1 biblioteca e 2 galpões. Todos esses espaços possuem uma grade de programação com atividades formativas e de difusão.

. Ações de qualificação de espaços: reforma do Cine Teatro Benedito Alves para obtenção do alvará do Corpo de Bombeiro, reforma geral das casas de cultura Rancho do Tropeiro Ernesto Villela, no distrito de Eugênio de Melo, e da Lili Figureira, no Jardim Santo Onofre (região do Putim).

. Principais festivais, mostras e eventos: Festidança, Festivale (teatro), Festa do Mineiro, Mostra de Circo, Mês da Música, Mês do Folclore, Satsang da Primavera (cultura de paz), Semana Cassiano Ricardo, Semana Chico Triste, Semana dos Figureiros, Patuscada (cultura popular), Bar de Quinta (música), Mercadão Vivo (música e artesanato), Museu Vivo (cultura popular) e Domingo no Parque (teatro).