Prefeitura de São José lança Programa Asfalto Novo
Atualizado em 01/10/2019 - 16:11
Início das obras recapeamento asfáltico avenida andrômeda
Obras irão ocorrer em cinco etapas, contemplando 12 vias do município que irão receber o recapeamento asfáltico - Foto: PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos lança nesta quarta-feira (2) a primeira fase do Programa Asfalto Novo, para o recapeamento de importantes ruas e avenidas da cidade.

O objetivo é dar mais conforto e segurança aos usuários das vias públicas. O contrato foi assinado com a Urbam (Urbanizadora Municipal), responsável pelas obras.

De acordo com a programação, nesta primeira fase, serão investidos R$ 10 milhões. As obras irão ocorrer em cinco etapas, contemplando 12 vias do município que irão receber o recapeamento asfáltico.

Os trabalhos serão iniciados na avenida Andrômeda, na região sul, que terá um novo asfalto entre a rua Régulos (próxima ao shopping) e a avenida Cassiopéia. O serviço será realizado nos dois sentidos e em um trecho de cerca de 2,6 quilômetros.

As obras irão começar no sentido centro/bairro da via, com a manutenção e reparo de guias e sarjetas, trabalho que deve durar uma semana. Na sequência, serão iniciadas os serviços de recuperação pontual do pavimento – o que evita futuros “remendos” no asfalto -, fresagem e recapeamento.

Esse trabalho de manutenção de vias e de sinalização viária colabora para que o trânsito joseense seja cada vez mais seguro. Em agosto último, a cidade registrou queda de 89% no número de mortes no trânsito na comparação com o mesmo mês de 2018.

Os dados são do Infosiga, banco de dados do governo do Estado de São Paulo sobre acidentes de trânsito. A atual administração atua em três eixos para garantir a segurança viária: educação, engenharia e fiscalização.

O contrato com a Urbam referente à primeira fase do programa tem previsão de término em setembro de 2020. Além da avenida Andrômeda, primeira obra do contrato, a Prefeitura irá realizar o recapeamento da avenida Cidade Jardim e rua José Guilherme de Almeida nesta primeira etapa.

As outras 4 etapas contemplam vias de todas as regiões do município.