Conscientização marca mostra de vídeos ambientais
Atualizado em 30/11/2019 - 08:32
MOSTRA DE VIDEOS AMBIENTAIS - 29-11-2019 - LUCAS CABRAL
Vídeos ambientais foram marcados pelo protagonismo de crianças e jovens envolvidos com a preservação das nascentes urbanas - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Em clima de emoção, nesta sexta-feira (29) a Prefeitura de São José dos Campos reuniu e premiou estudantes e professores de 15 escolas municipais participantes do Programa Revitalização de Nascentes durante a cerimônia da 6ª Mostra de Vídeos Ambientais realizada na Câmera Municipal.

O evento contou com a presença cerca de 400 alunos e professores da rede municipal de ensino e entregou 26 troféus em 5 categorias. Os vídeos foram avaliados por 3 bancas julgadoras compostas por professores, alunos e especialistas da área.

Ao longo do ano, professores e alunos participaram de uma sequência de formações para a produção audiovisual, envolvendo oficinas práticas de produção de roteiros e de curta-metragens, além de conceitos e vivências sobre a proteção da biodiversidade e dos recursos hídricos que culminaram na realização da 6ª Mostra de Vídeos Ambientais.

Emoção

Maria Eduarda de Souza, 11 anos, aluna da Emef Professora Elizabete de Paula Honorato, ficou feliz com o reconhecimento do trabalho.

“Foi muito legal participar desde o início até agora na entrega dos prêmios. Foi uma experiência muito memorável ver o que nós conseguimos fazer para ajudar o meio ambiente para todos nós termos uma vida melhor e saudável”.

Yasmin Costa Araújo, 14 anos, aluna da Emef Professora Vera Lúcia Carnevalli Barreto, conta como foram os passos para produção dos conteúdos audiovisuais.

“Nós tínhamos muitas ideias para a produção do vídeo. Com a ajuda do professor, conseguimos organizar essas ideias, começar a montar um roteiro, produzir o áudio e a fotografia e conseguimos produzir o vídeo com alguns materiais profissionais", disse a estudante.

"Então, foi muito legal se sentir realmente uma profissional da área”, completou.

Benefícios

O professor Samuel Marinel, também da Emef Vera Lúcia, destacou os benefícios que o programa garante para as crianças.

“As crianças participam a partir de um ciclo. Elas passam os 9 anos ali no ensino fundamental e depois vão para o ensino médio. Há essa rotatividade das crianças, mas o projeto permanece e a ideia de que eles participem produzindo material faz com que a gente consiga trabalhar o protagonismo juvenil e a autonomia", afirmou o professor.

"E também uma série de valores que são necessários na escola, mas também na vida social. O tema ambiental e a natureza passam a ter um sentido prático para eles”, completou.

Nos últimos anos, o programa Revitalização de Nascentes contou com a participação dos alunos do curso de graduação em Engenharia Ambiental da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), que realizaram estudos de campo e geração de dados que contribuem para o aperfeiçoamento do projeto.

Qualidade ambiental

A professora doutora Fabiana Fiore, orientadora dos trabalhos pela universidade, prestigiou o evento destacando a qualidade ambiental do município e a importância de conhecer para preservar.

“O programa nos dá a oportunidade de vivenciar a questão ambiental. Nós vamos até as nascentes do programa para ver a qualidade da água, fazer análise do solo, da vegetação do entorno. A gente conversa com as pessoas da comunidade e percebe que elas estão começando a conhecer o que é uma nascente e se preocupando em cuidar", disse Fabiana.

"As crianças que estão aqui também já sabem e vão levar esse conhecimento para a vida”.

Educadores da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade que coordenam o programa se emocionaram ao final do evento e ressaltaram a importância de protegermos o meio ambiente.

“Temos uma emergência climática e temos que assumir o compromisso de mudar o mundo”, destacaram os educadores Luciano Machado e Elisa Farinha.

Os vídeos que compõem a mostra podem ser assistidos no canal “Vídeos Ambientais Educomunicativos” neste link

Mostra de Vídeos

A Mostra de Vídeos é o resultado do trabalho de Educomunicação desenvolvido durante o ano por meio do Programa Revitalização de Nascentes, coordenado pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade.

Professores e alunos são capacitados a utilizar a linguagem audiovisual como instrumento para disseminar informação sobre a preservação das nascentes e a importância da água entre a comunidade escolar.

A educomunicação é uma proposta pedagógica que tem como princípio o “apoderamento” dos meios de comunicação pela sociedade para geração de conhecimento de uma forma democrática.

Desde 2010, as mostras já permitiram a produção de 110 vídeos pelos alunos de gêneros diversos como documentário, ficção e animação, entre outros, promovendo o engajamento e a conscientização dos estudantes e da comunidade.

Revitalização de nascentes

O programa está revitalizando, desde 2006, 33 nascentes degradadas em áreas públicas urbanas do município, com o plantio de mudas de árvores nativas da nossa região, recompondo a vegetação e a mata ciliar nas APP's (Áreas de Preservação Permanente).

A iniciativa revitaliza e protege nascentes que contribuem para a formação do rio Paraíba do Sul, responsável pelo abastecimento de aproximadamente 18 milhões de habitantes das cidades situadas ao longo do Vale do Paraíba, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, incluindo o abastecimento da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e de São Paulo.

O programa contempla um trabalho perene de educação ambiental junto a professores e alunos das escolas municipais no entorno das nascentes, que vão desde o envolvimento nas ações de plantio, conservação das áreas e coleta de amostra para análise da qualidade da água, desenvolvendo a consciência da proteção do meio ambiente e dos recursos hídricos, além do uso racional da água.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

×