Mostra de Vídeos Ambientais trará produção autoral de estudantes
Atualizado em 26/11/2019 - 17:44
REVITALIZAÇÃO DE NASCENTES
Desde 2010, as mostras já permitiram a produção de 110 vídeos pelos alunos, promovendo o engajamento e a conscientização dos estudantes e da comunidade - Foto: Divulgação

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Com 15 documentários produzidos, as escolas da rede municipal de ensino farão parte da 6ª mostra de Vídeos Ambientais do Programa Revitalização de Nascentes da Prefeitura de São José dos Campos. O evento, que deverá reunir cerca de 400 alunos, será realizado nesta sexta-feira (29), às 8h, na Câmara Municipal de São José dos Campos.

A mostra lançou o desafio para os alunos de desenvolver documentários com o tema “Escola e Comunidade cuidando da nascente”, demonstrando com criatividade o que foi aprendido com o programa ao longo deste ano.

Ao longo do ano, professores e alunos vêm participando de uma sequência de formações para a produção audiovisual, envolvendo oficinas práticas de produção de roteiros e de curtas-metragens, além de conceitos e vivências sobre a proteção da biodiversidade e dos recursos hídricos.

“Com a escolha desse tema nós conseguimos trazer as vozes das comunidades envolvidas no processo de revitalização das nascentes. Pessoas que compreendem a importância de cuidar de uma nascente, com todas as dificuldades das áreas urbanas. Nosso objetivo final foi envolver a escola para ecoar esta mensagem junto as comunidades onde estão inseridas”, destacou o professor Luciano Rodolfo de Moura Machado, educador ambiental da Divisão de Educação Ambiental da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade.

As melhores produções contarão com premiação de troféus nas categorias atendimento a temática proposta, Roteiro, Criatividade, Produção e Trabalho de Pesquisa.

A comissão avaliadora contará com a presença de especialistas de comunicação, representantes Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade e de entidades ambientais, educacionais ou culturais. Além disso, os professores participantes do programa também avaliarão os vídeos, apontando em qual categoria cada escola se destacou e também haverá a avaliação dos alunos premiando com troféus os três melhores vídeos da Mostra.

Neste ano, o Programa Revitalização de Nascentes é financiado com recursos do Fumcam (Fundos Municipal de Conservação Ambiental).

Os vídeos que compõe a mostra podem ser assistidos no canal “Vídeos Ambientais Educomunicativos” neste link

Mostra de Vídeos

A Mostra de Vídeos é o resultado do trabalho de Educomunicação desenvolvido durante o ano por meio do Programa Revitalização de Nascentes, coordenado pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Professores e alunos são capacitados a utilizar a linguagem audiovisual como instrumento para disseminar informação sobre a preservação das nascentes e a importância da água entre a comunidade escolar. A educomunicação é uma proposta pedagógica que tem como princípio o “apoderamento” dos meios de comunicação pela sociedade para geração de conhecimento de uma forma democrática.

Desde 2010, as mostras já permitiram a produção de 110 vídeos pelos alunos, de gêneros diversos como documentário, ficção, animação, entre outros, promovendo assim o engajamento e a conscientização dos estudantes e da comunidade.

Revitalização de nascentes

O programa está revitalizando, desde 2006, 33 nascentes degradadas em áreas públicas urbanas do município, com o plantio de mudas de árvores nativas da nossa região, recompondo a vegetação e a mata ciliar nas APP (Áreas de Preservação Permanente).

A iniciativa revitaliza e protege nascentes que contribuem para a formação do rio Paraíba do Sul, responsável pelo abastecimento de aproximadamente 18 milhões de habitantes das cidades situadas ao longo do Vale do Paraíba, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, incluindo o abastecimento da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e de São Paulo.

O programa contempla um trabalho perene de educação ambiental junto a professores e alunos das escolas municipais no entorno das nascentes, que vão desde o envolvimento nas ações de plantio, conservação das áreas, coleta de amostra para análise da qualidade da água, desenvolvendo a consciência da proteção do meio ambiente e dos recursos hídricos, além do uso racional da água.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

×