Encontro de Mulheres Negras celebra igualdade e respeito
Atualizado em 24/11/2019 - 21:14
Mês da Consciência Negra encontro de mulheres negras Centro da Juventude 24 11 2019
Encontro de Mulheres Negras no Centro da Juventude ampliou conscientação e respeito às diferenças; atividades continuam até o final de novembro - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Luiz Fischer
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Na tarde deste domingo (24), foi realizado o Encontro de Mulheres Negras: Tranças! Nossa Raiz, Nossa Cultura no Centro da Juventude, na zona sul de São José dos Campos.

O evento faz parte das celebrações na cidade do Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. Quem compareceu se divertiu com atrações variadas, como roda de conversa, desfile de tranças e apresentação cultural.

Todas as atividades têm o intuito de ampliar o diálogo e refletir sobre a importância dos negros na construção da identidade cultural brasileira, evidenciar os problemas sociais que ainda afligem a população negra para combater o preconceito racial e avançar na luta pela igualdade de oportunidades, inclusão social e valorização e da população negra.

Conscientização

As atividades também estão sendo desenvolvidas nas áreas de abrangência dos Cras (Centros de Referência da Assistência Social), escolas municipais e Casas do Idoso (confira a programação abaixo).

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo também está desenvolvendo uma programação especial nas Casas de Cultura e no Parque Vicentina Aranha.

O Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, um símbolo de resistência ao sistema escravocrata brasileiro que se encerrou oficialmente com a Lei Áurea, mas cujos reflexos ainda persistem na sociedade brasileira.

18 a 29 novembro

Local: Centros de Referência da Assistência Social

Celebração da Consciência Negra

Roda de Conversa: Igualdade Racial e a influência da Cultura Africana no Brasil