3ª edição do Casa Joseense atende famílias neste sábado
Atualizado em 24/11/2019 - 09:23
Casa Joseense na Emef Sonia Maria  Parque Novo Horizonte 23 11 2019
Cerca de 2.000 pessoas estão sendo atendidas neste sábado na 3ª edição do Casa Joseense; programa da Prefeitura ajuda as famílias a saírem do aluguel - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Luiz Fischer
Secretaria de Gestão Habitacional e Obras

Neste sábado (23), a Prefeitura de São José dos Campos atendeu cerca de 2.000 inscritos no programa habitacional de São José dos Campos e que estão aptos a participar da 3ª edição do programa Casa Joseense.

O evento foi realizado na Escola Municipal Sônia Maria Pereira da Silva (Rua dos Alfaiates, 321, Novo Horizonte, zona leste).

Foram comunicadas por carta as famílias previamente selecionadas e que têm cadastro ativo e estão enquadradas na faixa 1,5 do programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, com renda máxima de R$ 2.600.

Para Flávia Daniele De Lima, 30 anos, autônoma e moradora na região norte, o Casa Joseense é muito bom para quem precisa sair do aluguel. “ Vou pagar o que é meu. A Prefeitura deveria ampliar esse programa para todos que precisam“.

A opinião foi compartilhada por Paula Jaqueline, 36 anos, estagiária e também moradora na zona sul. Ela foi com a mãe Elvira do Belém, 66 anos.

“Vim com minha mãe fazer a documentação para ter uma casa própria e sair do aluguel“, disse Paula.

Casa Joseense

O programa Casa Joseense vai oferecer carta de crédito no valor máximo até R$ 10 mil (R$ 5 mil de entrada e R$ 5 mil para a fase de obras) e aporte financeiro até R$ 2.500 para isenção de impostos municipais, taxas cartoriais e bancárias. Além disso, as famílias poderão contar com subsídio do Governo Federal no valor até R$ 42.200. Os beneficiados ficarão isentos do pagamento do IPTU e da taxa de lixo durante cinco anos.

Os incentivos municipais têm por objetivo viabilizar a aquisição da moradia própria de interesse social. Até o momento 4 empreendimentos fazem parte do programa, totalizando 1.110 unidades habitacionais.

Dois deles, na região leste, já estão com as obras em andamento. São eles o Vila dos Pássaros (Parque Tecnológico) – no Jardim São José II – e Bom Retiro I, no Novo Horizonte. Já o Campo das Flores, no Interlagos (região sul), e o Campo das Tulipas, no Novo Horizonte (leste) estão na fase de lançamento. Outros empreendimentos estão em aprovação.