Poliesportivo do São Judas recebe ação Saúde Mais com Você
Atualizado em 09/11/2019 - 19:53
PROGRAMA SAUDE COM VOCE BAIRRO SAO JUDAS TADEU - 09-11-2019 - LUCAS CABRAL
O grupo de amigos que pratica lian goan no Poliesportivo aproveitou o sábado para participar da ação de saúde. - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Saúde

A manhã deste sábado (9) foi de prevenção, testes rápidos e exercícios físicos para todos que passaram pelo Poliesportivo do São Judas Tadeu, na região sudeste. Técnicos dos programas Saúde do Adulto, Previna e Práticas Integrativas deram orientações e distribuíram material educativo ao público durante ação Saúde Mais com Você.

O casal Maria de Fátima de Oliveira Barros, 60 anos, e João da Silva Barros, 73 anos, frequenta o Poliesportivo para praticar exercícios juntos. Neste sábado, eles aproveitaram para fazer o teste de glicemia e aferir a pressão, antes da aula de lian gong, técnica utilizada como estratégia de prevenção, promoção da saúde e redução de agravos em dores no corpo, que praticam com amigos.

"Ele se cuida até melhor que eu, faz caminhada todo dia, se exercita. Ter esse evento aqui hoje é bom porque nos ajuda a cuidar da saúde, vi que a minha glicemia está boa", comentou dona Maria após receber orientações da equipe de saúde.

"Fazer exercícios ajuda a cuidar da saúde, não pode ter preguiça", disse João.

A atividade gratuita faz parte da programação do Novembro Azul, que visa orientar a população sobre o câncer de próstata, a diabetes e as quedas de idosos.

Estão previstas mais duas ações de orientação neste mês. Uma no dia 14, durante a feira livre de Santana (Raul Ramos de Araújo). E a outra será no dia 28, na praça central de São Francisco Xavier.

O objetivo é sensibilizar a população quanto aos hábitos saudáveis de vida como forma de prevenção e reforçar a importância do comparecimento à UBS (unidade básica de saúde) para fazer exames de rastreamento de câncer.

Novembro azul

Principal causa de morte por câncer entre os homens, o câncer de próstata tem incidência estimada na região sudeste de 66 casos para cada 100 mil habitantes. Até setembro, houve 181 casos em São José dos Campos neste ano. A faixa etária de maior incidência é após os 50 anos. Por isso é muito importante a vigilância para o diagnóstico precoce da doença.

A Prefeitura tem como programa da linha de cuidado da saúde do adulto o rastreamento de câncer de próstata através da dosagem anual de PSA (antígeno prostático específico) para todos os homens após os 50 anos. O objetivo é agilizar o diagnóstico dos pacientes com forte suspeita da doença.

Os identificados pelo exame de PSA colhido como rotina na UBS são encaminhados para biópsia de próstata pelo próprio médico da rede básica. Com isso, há maior chance de fazer o diagnóstico precoce do paciente com alto risco de apresentar a forma mais agressiva da doença.

Por meio dos programas Saúde do Adulto/Idoso e Previna, a Prefeitura promove ações para conscientizar os munícipes, além de visitas às unidades básicas de saúde, com orientações sobre a importância do rastreamento de pacientes para o diagnóstico precoce.