Feira de Empreendedorismo Estudantil premia projetos inovadores
Atualizado em 11/11/2019 - 14:32
Premiação do Empreende Startups Educacionais no Cefe (Centro de Formação do Educador). Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 08-11-2019
Mais de 10 mil pessoas visitaram os estandes do Empreende Startups Educacionais 2019 - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Mais de 10 mil pessoas visitaram os estandes do Empreende Startups Educacionais 2019, realizado no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana, entre a última segunda (4) e esta sexta-feira (8).

Organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, o Empreende Startups Educacionais conta com exposição de crianças e adolescentes que se empenharam durante todo este ano letivo para apresentarem produtos, serviços e aplicativos inovadores que podem ser viabilizados no mercado.

Além das apresentações dos projetos dos alunos de 9º ano, o evento contou com exposição de trabalhos dos alunos da educação infantil, por meio do projeto Pedagogia Empreendedora dos Sonhos. A proposta trabalha durante todo o ano letivo, de forma lúdica e didática, lições de empreendedorismo com crianças de 5 e 6 anos, despertando nelas a capacidade de sonhar.

A novidade desse ano é que os projetos empreendedores foram avaliados em três categorias: produtos, tecnologia e serviços.  A feira contou ainda com atividades dos Jovens Empreendedores Primeiros Passos, uma parceria da Prefeitura com o Sebrae iniciada em 2017 e um concurso de fôlderes sobre educação financeira realizada por alunos do 7º ano.

Essa edição recebeu ainda, representantes das universidades de Notre Dame e Babson College, dos Estados Unidos. Visitas dos alunos da Educação de Jovens e Adultos, palestras e jogos de empreendedorismos, foram outras atrações do Empreende Startups Educacionais 2019.

Premiação

Os 43 projetos elaborados pelos alunos dos 9º anos concorrem ao Prêmio Jovem Empreendedor. Os projetos foram avaliados pelos critérios criatividade, inovação, plano de negócio, aplicabilidade no mercado e viabilidade econômica.

O júri, formado por 15 convidados externos, contou com representantes de instituições como Senai, universidades, Associação dos Empresários, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e outras secretarias da Prefeitura.

O evento premiou também alunos e professores no concurso de fôlderes sobre educação financeira elaborados por estudantes do 7º.

Conheça os vencedores:

Concurso de Fôlderes

5º Lugar – Aluno Bruno Silva Fernandes Bezerra - Emef Hélio Walter Bevilacqua

4º Lugar – Aluna Beatriz Arêas de Araújo - Emef Sebastiana Cobra

3º Lugar – Aluna Letícia Estrela - Emef Dosulina Chenque Chaves de Andrade

2º Lugar – Aluna Isabelle Leite - Emef Possidônio José de Freitas

1º Lugar – Aluna Yasmin Giovanna F. Pena Forte - Emef Maria Ap. dos Santos Ronconi

Sequência Didática

(Prêmio ao professor que melhor desenvolveu o trabalho do fôlder de Educação Fiscal)

3º Lugar – Berenice Marques Ambrósio - Emef Otacília de Moura Madureira

2º Lugar – Vanessa Figueiredo Mathias de Andrade - Emef Antônio Palma Sobrinho

1º Lugar - Raquel Di Mônaco Soares - Emef Mariana Teixeira Cornélio.

Jovem Empreendedor - Categoria Serviços

3º Lugar – Fashion Pet - Emef Norma de Conti Simão

2º Lugar – Lig Jogos – Emef Hélio Walter Bevilacqua

1º Lugar – Davó – Emef Elisabete de Paula Honorato

Jovem Empreendedor - Categoria Tecnologia

3º Lugar – Captec – Emef Mercedes Rachid Edwards

2º Lugar – Firebox – Emef Sebastiana Cobra

1º Lugar – Trajetin – Emef Áurea Cantinho Rodrigues

Jovem Empreendedor - Categoria Produtos

3º Lugar – Examax – Emef Luzia Levina Aparecida Borges

2º Lugar – Líder – Emef Geraldo de Almeida

1º Lugar (empatados no júri técnico) – Trointer – Emef Maria Ofélia Pedrosa e Caminho Seguro da Emef Ruth Nunes da Trindade.