Médicos e enfermeiros têm curso sobre emergências obstétricas
Atualizado em 07/11/2019 - 11:20
Ilustração
Meta é preparar os profissionais para responder de forma rápida e segura às principais dificuldades que podem acometer a mãe e o bebê - Foto: Ilustração

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Saúde

O Hospital Municipal de São José dos Campos recebe no sábado (9), das 8h30 às 17h, um curso teórico e prático de emergências obstétricas. Promovido pela Associação de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo (Sogesp), o treinamento é destinado a médicos e enfermeiros.

As aulas têm como objetivo disseminar à equipe do pronto-socorro e do centro obstétrico da unidade hospitalar uma série de condutas seguras e eficazes para as situações de urgências obstétricas.

Nas palestras, cerca de 40 profissionais vão receber instruções sobre diagnóstico e assistência a gestantes em circunstâncias que exigem respostas imediatas, como hipertensão, hemorragias, edemas e infecções. “Os temas abordados foram escolhidos a partir de levantamentos estatísticos acerca das doenças que mais matam gestantes e puérperas no país”, explica o médico José Américo de Carvalho, representante credenciado da Sogesp e coordenador de ginecologia do Hospital Municipal.

Aberto para médicos – ginecologistas, obstetras e residentes – e enfermeiros, o curso apresentará o que há de mais recente nas práticas e protocolos médicos da área, assim como novos métodos de tratamento. “É uma iniciativa espontânea da diretoria do Hospital Municipal a fim de preparar a atuação dos médicos e enfermeiros nessa situação tão delicada”, afirma Américo.

A meta é preparar os profissionais para responder de forma rápida e segura às principais dificuldades que podem acometer a mãe e o bebê. O curso busca reduzir as taxas de mortalidade materna crescentes no Brasil.

• 8h30 – Inscrição e entrega de materiais
  • 8h40 – Abertura e vídeo
  • 8h50 – Contextualização da morte materna
  • 9h – Morbidade materna grave e classificação de risco