Empreende recebe representantes de universidades dos EUA
Atualizado em 06/11/2019 - 15:56
 A comitiva composta pelos representantes da Universidade de Notre Dame, Bryan Rithchie e Runbén de Jesús, juntamente com Mark Lund, da Babson College interagiu com alunos e professores.
Empreende segue até sexta-feira (8), no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana - Foto: PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Nesta terça-feira (5), representantes das universidades de Notre Dame e Babson College, dos Estados Unidos, conheceram projetos de empreendedorismo elaborados pelos alunos da rede de ensino municipal expostos no Empreende Startups Educacionais.

Considerado um dos maiores eventos de empreendedorismo estudantil do Brasil, a atração conta com exposição de crianças e adolescentes que se empenharam durante todo este ano letivo para apresentarem produtos, serviços e aplicativos inovadores que possam ser viabilizados no mercado.

O Empreende segue até sexta-feira (8), no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana.

Durante a visita, o diretor da Universidade de Notre Dame, Bryan Rithchie, acompanhado do diretor regional de Desenvolvimento, Runbén de Jesús, conversou com estudantes e professores. Impressionado com o protagonismo dos alunos, Bryan Rithchie elogiou a iniciativa.

“Eu acredito que tudo o que é proposto para que as crianças vivenciem experiências onde elas possam testar, se divertir e aprender traz bons resultados”, disse Bryan Rithchie.

A comitiva contou ainda com Mark Lund, representante da Babson College, instituição norte-americana considerada referência mundial quando se trata de preparação para o empreendedorismo.

“Sempre falo nas minhas palestras: não são todos que irão empreender, muitos serão funcionários, mas todos podem ter uma cabeça empreendedora, uma atitude empreendedora, uma visão empreendedora para que empreendam para a vida. Alunos que passam por esse tipo de programa recebem uma ferramenta mental para que possam vencer na vida, seja em qual área escolherem”, concluiu, Mark Lund.

Empreende Startups Educacionais

Além das apresentações dos projetos dos alunos de 9º ano, a feira promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, conta com exposição de trabalhos dos alunos da educação infantil por meio do projeto Pedagogia Empreendedora dos Sonhos. A proposta trabalha durante todo o ano letivo, de forma lúdica e didática, lições de empreendedorismo com crianças de 5 e 6 anos, despertando nelas a capacidade de sonhar.

A novidade desse ano é que os projetos empreendedores serão avaliados em três categorias: produtos, tecnologia e serviços.  A feira conta ainda com exposição do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos, parceria entre a Prefeitura e o Sebrae com proposta pedagógica para cada ano do ensino fundamental.

Parte do programa nacional de educação fiscal da Receita Federal, o concurso de fôlder trabalha com os alunos conceitos sobre os tributos e a administração pública, e a função social do tributo.

Enriquecimento curricular

Os trabalhos apresentados no Empreende Startups Educacionais são frutos das atividades realizadas na disciplina de enriquecimento curricular, coordenada pelo centro de educação empreendedora o Cedemp.

Os projetos mais criativos de cada uma das categorias: produtos, tecnologia e serviços serão premiados com troféus de 1º, 2º e 3º lugar. Criatividade, inovação, plano de negócio, aplicabilidade no mercado e viabilidade econômica, são alguns dos fatores que irão definir os projetos vencedores.

Empreende Startups Educacionais 2019
Data: de 4 a 8 de novembro
Terça (5) a quinta-feira (7) - Das 8h às 11h30 / 13h30 às 17h / 19h às 21h
Sexta (8) - Das 8h às 11h30, com cerimônia de premiação e encerramento a partir das 15h.
Local: Cefe (Centro de Formação do Educador)
Endereço: Avenida Olivo Gomes, 250, Santana