Presidente do Conasems abre Conferência Municipal de Saúde nesta sexta
Atualizado em 20/03/2019 - 16:44
PRE CONFERENCIA SAUDE SFX - 13-03-2019 - LUCAS CABRAL
As seis pré-conferências realizadas em todas as regiões da cidade reuniram quase 500 pessoas - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

O presidente do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), Mauro Guimarães Junqueira, abre nesta sexta-feira (22) a Conferência Municipal de Saúde de São José dos Campos, promovida pela Prefeitura e o Comus (Conselho Municipal de Saúde). A palestra de abertura acontece das 19h às 22h, no Centro de Formação do Educador (Cefe), em Santana.

O tema da conferência é “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. No sábado (23), a conferência prossegue das 8h às 18h, com o debate dos três eixos temáticos e aprovação das propostas, que serão levadas para a Conferência Regional de Saúde, marcada para o dia 25 de maio em Santo Antônio do Pinhal.

O período de inscrições se encerrou com 252 delegados confirmados, sendo 115 usuários, 32 natos, 85 gestor/prestadores e 20 trabalhadores. Haverá ainda 200 vagas para observadores, que poderão fazer a inscrição momentos antes do início da conferência.

Nas seis pré-conferências realizadas em todas as regiões da cidade e no distrito de São Francisco Xavier foram aprovadas 90 propostas que serão apresentadas na Conferência Municipal, sendo 30 por eixo temático: Saúde como Direito, Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde – SUS e Financiamento Adequado e Suficiente para o Sistema Único de Saúde – SUS. Os encontros reuniram 464 pessoas.