Com horário ampliado, Espaço 4 Patas oferece diversão a cães de toda a cidade
Atualizado em 16/03/2019 - 22:13
Espaço Quatro Patas  15 03 2019
Com boa infraestrutura, espaço amplo e horário estendido, Espaço 4 Patas garante diversão para cães de todas as regiões de São José - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

Diversão gratuita e de qualidade para cães de todas as raças e idades e agora com horário estendido. É o que oferece o Espaço 4 Patas, que funciona dentro do Parque da Cidade, na zona norte de São José dos Campos.

Desde fevereiro, o parque canino está à disposição dos munícipes e seus pets de terça a domingo, incluindo feriados, das 6h às 18h, mesmo horário de funcionamento do Parque da Cidade.

Antes, os horários eram de terça a sexta, das 8h às 17h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h30.

Às segundas, o espaço fica fechado para manutenção.

Atualmente, há pelo menos 5.000 cães cadastrados. A frequência média mensal é de cerca de 1.000 pessoas com seus animais. Alguns munícipes levam mais de um cão por vez.

Infraestrutura

Com 3.500 metros quadrados de área exclusiva para os animais, o Espaço 4 Patas é um dos maiores parques caninos do Brasil e uma das principais atrações do Parque da Cidade, um dos cartões postais de São José dos Campos.

Possui equipamentos de treinamento e diversão, bebedouro para cães, além de lixeiras para dejetos dos animais. O local é totalmente cercado com alambrado com 1,40 m de altura, espaço sombreado, banco em torno das árvores para maior conforto dos donos dos cachorros e "pipi dog".

Diversão e amizade

Com boa infraestrutura e horário estendido, atrai moradores de bairros de todas as regiões.

"Sempre trago o Bob aqui no Espaço 4 Patas. Pelos menos duas vezes por semana a gente vem brincar. A estrutura é muito boa. Com certeza, é um dos melhores parques caninos do Brasil", disse o empresário Nicolas Karps, 38 anos, que mora no Parque Industrial, na zona sul, e estava acompanhado pelo boxer Bob, de 3 anos.

"Os cães ficam à vontade, têm bastante espaço para brincar e não há perigo. Além disto, podem interagir com outros animais. É um parque canino bem legal. Seria bom se tivesse também em outros bairros", afirmou o motorista Adilson Élcio Ribeiro, 46 anos.

Ele reside no Jardim Morumbi, na zona sul, com a mulher e seus três cães: Dask, Eleka e Otto, que já viraram frequentadores assíduos do Espaço 4 Patas.

A auxiliar administrativa Natália Azevedo, 28 anos, que mora na Vila Cristina, na zona norte, também fica despreocupada quando Choquito vai brincar no local.

"Como moramos em apartamento, lá não tem muito espaço para o Choquito brincar. Aqui é bem grande, com muitas opções. A Prefeitura está de parabéns. Tanto eu como o meu cão já fizemos várias amizades aqui."

Causa animal

Além de ampliar o horário de funcionamento do Espaço 4 Patas, a atual Administração tem adotado diversas ações em prol da causa animal.

Um dos destaques é o programa Meu Pet Feliz, que já está em sua terceira fase e no próximo dia 22 de março terá mais 150 castrações de cães e gatos.

Nas duas primeiras fases do programa, que começou em agosto do ano passado, 1.530 animais foram castrados. Destes, 1.183 são da espécie canina (768 fêmeas e 415 machos) e 347 da felina (219 fêmeas e 128 machos). A meta, em um ano, é realizar 5.000 castrações gratuitas.

E neste ano de 2019 a grande novidade é o boleto solidário, que acompanha os carnês de IPTU. Com ele, é possível contribuir com qualquer valor para os projetos voltados ao bem-estar animal.

Toda arrecadação será destinada para incentivar a posse responsável, o controle populacional de cães e gatos, o atendimento médico veterinário e a identificação por microchipagem.

O pagamento, neste caso, não é obrigatório.

Espaço 4 Patas

Localização:

Parque da Cidade (Avenida Olivo Gomes, 100, Santana, zona norte)

Horário de funcionamento:

De terça a domingo, incluindo feriados, das 6h às 18h

• O proprietário deverá apresentar obrigatoriamente na entrada a carteirinha de vacinação atualizada do cão e preencher um cadastro

• O proprietário será totalmente responsável pela conduta de seu cão e danos que causar a outros animais ou visitantes

• Os cães deverão portar coleira e guia ao entrar e sair

• Não é permitido transitar com o cão fora do espaço

• Cada proprietário deverá trazer sacolinha para recolher os dejetos do cão e depositar em lixeira própria (Lei Municipal 7.088/2006)

• Os cães potencialmente perigosos deverão portar coleira, guia e focinheira, conforme (Lei Municipal 6.897/2005)

• Se um cão tiver comportamento agressivo, deverá ser retirado do espaço, pois poderá alterar a conduta de outros cães