São José realiza conferência sobre direitos da pessoa idosa na próxima semana
Atualizado em 15/03/2019 - 16:11
Abertura da Gincana da Melhor Maturidade, na Casa do Idoso Centro. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 08-02-2019
O envelhecimento da população e as políticas públicas para a pessoa idosa serão discutidos durante a conferência - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

No próximo dia 22 (sexta-feira) será realizada, em São José dos Campos, a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O tema deste ano será “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”. Será uma oportunidade para o debate e a definição das prioridades para as políticas públicas diante do envelhecimento da população.

A conferência é uma realização do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e tem o apoio da Prefeitura de São José dos Campos. O evento será um espaço reunindo representantes do Poder Público e da sociedade organizada, com paridade de 50% entre os dois setores. As inscrições estão abertas para quem desejar participar como delegado no evento e, desse modo, influir nas políticas do município para os idosos.

Eixos temáticos

Seguindo a Resolução nº 42/2018 do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, a conferência irá seguir quatro eixos temáticos: Direitos Fundamentais na construção/efetivação das Políticas Públicas; Educação: assegurando direitos e emancipação humana; Enfrentamento da violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa; e Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social, na geração e implementação das políticas públicas.

A conferência será realizada das 7h30 às 17h, no Cefe (Centro de Formação do Educador), na avenida Olivo Gomes, 250, no bairro de Santana, região norte.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas até o dia 21 no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, na rua Euclides Miragaia, 508, região central (Casa do Idoso Centro), ou pelo e-mail cmi@sjc.sp.gov.br. Também serão aceitas Inscrições e prestadas informações pelos telefones 3909-8616 e 3909-8617.

Para se inscrever, basta informar os dados pessoais. A inscrição será validada na chegada do participante ao local do evento.

Também serão admitidas inscrições no dia da conferência até a leitura do Regimento Interno, prevista para as 8h30.