Prefeitura e Comus concluem fase preliminar da Conferência de Saúde
Atualizado em 14/03/2019 - 14:26
PRE CONFERENCIA SAUDE SFX - 13-03-2019 - LUCAS CABRAL
A sexta e última pré-conferência de saúde foi realizada na noite de quarta-feira em São Francisco Xavier - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos e o Comus (Conselho Municipal de Saúde) concluíram, na noite desta quarta-feira (13), a fase preliminar da Conferência Municipal de Saúde com a realização da sexta e última pré-conferência ocorrida no distrito de São Francisco Xavier.

No encontro, que reuniu 50 pessoas da comunidade, foram escolhidos os últimos delegados que participarão da Conferência Municipal agendada para os dias 22 e 23 de março, no Centro de Formação do Educador (Cefe), em Santana.

Nas 6 pré-conferências realizadas, foram aprovadas 90 propostas que serão apresentadas na Conferência Municipal, sendo 30 por eixo temático: Saúde como Direito, Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde – SUS e Financiamento Adequado e Suficiente para o Sistema Único de Saúde – SUS.

As 6 pré-conferências foram realizadas nas regiões sul (Bosque dos Eucaliptos), sudeste (Putim), leste (Eugênio de Melo), centro, norte (Santana) e São Francisco Xavier, reunindo cerca de 450 pessoas.

Conferência

O tema da conferência é “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. A conferência começa no dia 22, sexta-feira, das 19h às 22h, com a palestra do presidente do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), Mauro Guimarães Junqueira. No dia 23, sábado, o evento prossegue das 8h às 18h, com o debate dos 3 eixos temáticos e aprovação das propostas.

Poderão participar como membros da conferência as pessoas que tenham participado de pelo menos uma das pré-conferências, na condição de delegados, sendo até 150 usuários, 75 trabalhadores e 75 gestores/prestadores, totalizando 300 pessoas. Haverá ainda 200 vagas para observadores. As inscrições serão realizadas no dia 23, momentos antes do início da conferência.