Prefeitura capacita 300 estagiários para a Educação Inclusiva em sala de aula
Atualizado em 08/03/2019 - 17:31
Seminário de Educação Inclusiva no CEFE. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 08-03-2019
Os estagiários vão atuar nas escolas municipais, com atenção especial aos alunos com deficiência e suas particularidades - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, realizou nesta sexta feira (8), um Seminário de Educação Inclusiva no Centro de Formação do Educador (Cefe), localizado em Santana, região norte da cidade.

Entre os objetivos do encontro está a capacitação dos estagiários que atuam nas escolas municipais, com atenção especial aos alunos com deficiência e suas particularidades. Ao todo, cerca de 300 estagiários que trabalham nas escolas municipais de São José dos Campos participaram do evento.

O apoio de mais um profissional em sala de aula, atuando no Atendimento Educacional Especializado (AEE), é um compromisso da atual Administração Municipal. Com isso, todos ganham. O estagiário que tem a oportunidade de se capacitar, o professor que tem o apoio em sala de aula, o aluno que passa a ter maior atenção e os pais que têm ainda mais segurança na educação do filho.

A estagiária da rede municipal há quase um ano, Aline Vilela, da Emef Profº Waldemar Ramos, localizada no bairro Vista Verde, região leste, classificou a formação como uma oportunidade para troca de experiências.

“O encontro ajuda a tirar dúvidas, sanar dificuldades, além de ensinar os cuidados necessários com os alunos deficientes”, pontuou.

Já para Shirley Garcia, que está há três meses na Emef Profª Lúcia Pereira Rodrigues, no Putim, região sudeste, a capacitação vai refletir em um bom direcionamento na sala de aula.

“Na minha sala temos dois alunos assistidos pelo atendimento educacional especializado e as orientações teóricas que aprendemos aqui serão colocadas em práticas na sala de aula”, concluiu.

Para equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania, o Seminário de Educação Inclusiva é uma oportunidade para que todos os servidores conheçam a proposta da rede de ensino municipal no que se refere à educação inclusiva e suas possibilidades.

Atendimento Educacional Especializado 

A Prefeitura de São José dos Campos oferece o Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos alunos com deficiência ou Transtorno Global de Desenvolvimento. O serviço identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que facilitam a participação dos alunos na rotina escolar.

Os professores do AEE são especialistas em Educação Especial e utilizam o espaço das Salas de Recursos em 60 escolas (da Educação Infantil e do Ensino Fundamental). As Salas de Recursos oferecem ambientes com materiais e equipamentos específicos que podem atender às necessidades dos alunos.

As escolas municipais procuram, em suas estruturas pedagógica e física, reorganizar e adaptar o currículo com o intuito de eliminar barreiras de acesso aos conteúdos e ambientes. Os alunos assistidos pelo atendimento educacional especializado são respeitados em suas necessidades, aproveitando ao máximo suas habilidades para desenvolver a aprendizagem.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×