Parque Alberto Simões é opção radical de lazer para curtir o Carnaval na cidade
Atualizado em 05/03/2019 - 09:38
Parque Alberto Simões - Feriado de Carnaval. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 04-03-2019
Sensação de liberdade, exercício de autoconfiança e muita diversão, tudo isso está disponível no Parque Alberto Simões - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Governança

Para quem prefere curtir um Carnaval mais sossegado, próximo à natureza e junto dos familiares e amigos, os parques públicos de São José dos Campos estão sendo uma ótima escolha.

Um dos mais novos é o Parque Alberto Simões, na região norte da cidade. Ele tem como diferencial uma estrutura completa para a prática de esportes radicais. É possível escolher entre arborismo, tiroresa, pista de bike, parede de escalada e pista de skate, ou todos eles, sempre com a supervisão de funcionários treinados para proporcionar toda a segurança e fornecer os equipamentos necessários.

Na tarde da segunda-feira (4), o Alberto Simões recebeu muitas famílias e também esportistas que já frequentam o local habitualmente. Segundo o responsável, durante esse período de Carnaval o parque está recebendo uma média de 400 visitantes por dia, um público superior ao de finais de semana comuns, que é de 300 pessoas.

De fora

Como sempre, não é difícil encontrar gente de fora visitando as atrações da cidade. Brincando com duas crianças no playground radical do parque, estava Rubia Rocha, de 33 anos. Ela veio de Hortolândia, na região de Campinas, para visitar parentes na cidade e resolveu levar a filha Lucy Ellen, de 6 anos, para se divertir.

“Estou conhecendo hoje este lugar e estou achando tudo maravilhoso”, disse Rubia. “Tem arborismo, tirolesa e muito espaço para as crianças brincarem. Está aprovadíssimo.”

Sirlene, irmã de Rubia, que mora no Bosque dos Ipês, na região sul, também levou ao parque a filha Ellen Vitória, de 5 anos. Ela veio de Hortolândia há um ano e confessou que nunca havia ido ao Alberto Simões. “É um parque maravilhoso, nunca tinha vindo, estou achando tudo muito diferente, estou curtindo um Carnaval bem perto da natureza”, elogiou.

Arborismo

Um dos esportes radicais oferecidos, o arborismo, reúne famílias inteiras em torno do “desafio” de caminhar em uma pista elevada, tocando as copas das árvores. Dois monitores trabalham no local, um ajudando as pessoas a colocar capacete e ajustar o cinto de segurança, outro no alto orientando como fazer a trilha.

Tatiane da Silva Oliveira, 37 anos, moradora do Jardim Sul, na região sul, cumpriu todo o percurso e sentiu muito bem. “No começo dá medo, mas depois vem uma sensação gostosa por ter vencido um obstáculo”, comemorou. “O parque é muito bom, podia ter um desses na região sul.”

Foi a primeira vez de Tatiane na trilha de arborismo, mas não do restante da família. O marido Cristiano e os filhos Thiago, 11 anos, e Daniel, 7, já curtiram a atração. A família calculou que já frequentou o Alberto Simões pelo menos cinco vezes. “A gente vem bastante e, hoje, aproveitamos o tempo livre do feriado e também porque o parque está mais tranquilo”, disse Tatiane.

Família inteira

Se alguém pode dizer que o parque é uma opção de lazer para a família, este alguém é Ailton Carlos Ribeiro, de 30 anos, morador no Jardim Telespark, ali mesmo na região norte. Ele estava acompanhado da esposa Auremir e de nada menos que sete filhos.

“Os filhos vêm sempre aqui, gostam de tudo isso aqui, mas para mim vai ser a primeira vez na tirolesa”, explicou Ailton, enquanto aguardava na fila a sua vez de percorrer o espaço aéreo sobrevoando uma linda área de mata no centro do parque.

Ailton se disse tranquilo e, realmente, deu um show, percorrendo o espaço de braços abertos, como um super-herói voador. Mas só revelou depois que já foi escoteiro, já fez treinamento para esse tipo de atividade e, mais que isso, trabalha na construção civil em prédios bastante altos. “Foi fácil”, brincou.

O Parque Alberto Simões está localizado no Jardim Altos de Santana. Neste Carnaval, está aberto desde sexta até terça-feira, com todas as atrações funcionando. Normalmente, está disponível de terça a domingo para recreação, com a estrutura de esportes radicais aos sábados e domingos.

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Governança

×