Prefeitura conclui implantação de 217 lâmpadas de LED em 13 áreas de lazer
Atualizado em 01/03/2019 - 18:25
Nova iluminação de Led na Praça Ascânio Brandão Jardim São Dimas e na Avenida Cassiano Ricardo no Jardim Aquarius. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 18-02-2019
A praça Monsenhor Ascânio Brandão com nova iluminação de LED - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

Com o objetivo de garantir mais segurança para a população, a Prefeitura de São José dos Campos concluiu, nesta quinta-feira (28), a instalação de 217 lâmpadas de LED, 110 postes e 40 refletores em praças, áreas verdes, áreas de lazer, ATIs (Academias da Terceira Idade), vielas, pistas de skate e quadras em 13 bairros da região central e das regiões leste, sul, sudeste e norte.

A implantação dos postes e das luminárias era uma reivindicação antiga das comunidades, já que estes locais foram entregues sem esta infraestrutura, o que colocava em risco a segurança dos moradores.

Foram beneficiadas 4 áreas verdes (sendo 2 em servidões públicas), 3 ATIs, 2 praças, 2 áreas de lazer (em 1 delas tem pista de skate e quadra), 1 viela e 1 rua.

A Prefeitura investiu R$ 705,7 mil neste segundo pacote do projeto de expansão da iluminação ornamental (em praças, parques, áreas verdes, entre outros).

No primeiro lote, concluído em agosto último, já haviam sido instaladas 149 lâmpadas de LED e 73 postes em praças, áreas verdes e ATI's de bairros das zonas sul e leste onde também não havia iluminação.

As luminárias de LED são mais potentes e modernas. Além de serem mais eficientes, contribuirão para a redução dos serviços de manutenção e reparos, gerando economia para os cofres públicos.

Lazer com segurança

Um dos espaços públicos beneficiados foi a praça Monsenhor Ascânio Brandão, no Jardim São Dimas. A área de lazer é uma das principais da região central.

No local, foram implantados 11 postes e 33 luminárias de LED, em substituição aos 3 postes e 9 lâmpadas de vapor metálico existentes na praça.

Como os postes e luminárias ficavam acima da copa das árvores, a iluminação no local ficava comprometida, gerando pedidos de melhoria por parte da população.

A praça Monsenhor Ascânio Brandão tem atraído mais frequentadores neste verão após este trabalho realizado pela Prefeitura.

E as melhorias no local terão continuidade. Neste mês de março, será concluída a revitalização da área de lazer por meio do programa Minha Praça de Volta, que integra o Plano de Gestão com o objetivo de recuperar estes espaços públicos para que se tornem locais seguros e agradáveis para o lazer de toda a família.

Já foram reurbanizadas 24 praças e parques em todas as regiões da cidade.

Projeto Iluminar

As ruas e avenidas de São José também estão sendo contempladas com lâmpadas de LED por meio do projeto Iluminar, que também integra o Plano de Gestão com o objetivo de garantir mais segurança para a população.

A modernização do sistema de iluminação pública prevê a instalação de 50 mil luminárias de LED até o final de 2020.

Neste primeiro momento, estão sendo priorizados os corredores de ônibus e as proximidades de escolas e câmeras do COI (Centro de Operações Integradas) em toda as regiões.

Os locais beneficiados com LED

. Praça Monsenhor Ascânio Brandão
Rua Ezra
Bairro: Jardim São Dimas Região: Centro