Audiência sobre o transporte leva mais de 160 pessoas ao CEFE
Atualizado em 04/05/2019 - 07:53
AUDIENCIA PUBLICA DISCUSSOES DO NOVO CONTRATO DE TRANSPORTE PUBLICO - 03-05-2019 - LUCAS CABRAL
Audiência pública sobre o transporte levou mais de 160 pessoas ao CEFE - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

Mais de 160 pessoas participaram na noite desta sexta-feira (3), de uma audiência pública sobre o novo transporte público da cidade. O evento aconteceu no Cefe (Centro de Formação do Educador), que fica na Avenida Olivo Gomes, 250, em Santana, região norte.

No encontro, foi apresentado o atual contrato de concessão do transporte público do município e a necessidade de equiparação dos prazos de vencimentos de ambos. Dos três lotes de concessão, administrados pelo Consórcio 123, dois se encerram em abril de 2020 e um de fevereiro de 2021.

Para que isso aconteça é necessário a elaboração de um projeto para a alteração da lei municipal 307, que trata do assunto – há na esfera federal lei que ampara e permite o aditamento dos contratos.

A mobilidade urbana vem se transformando nos últimos anos e continuará recebendo novos modais de transporte. A equiparação dos prazos permite uma transição mais tranquila para o novo modelo de concessão e do transporte público do município, que seja moderno, eficiente, inovador e que atenda às necessidades da população.

O membro do Comob (Conselho Municipal de Mobilidade Urbana), como representante dos usuários do transporte público, Weberton Quintanilha, esteve na audiência e aprovou a iniciativa. “É importante termos a liberdade de se expressar e ser respeitado. Se você quer melhoria, tem que se fazer presente”, diz. “Desde o primeiro momento o pessoal do Comob me respeitou. O que eu falo o pessoal escuta, gritando não funciona”, completa.

“Gostei da reunião, algumas pessoas não entenderam que nesse primeiro momento seria discutido a questão da licitação e que agora teremos as oficinas, momento de apresentar as sugestões”, afirma Weberton, que é deficiente visual e utiliza o transporte público todos os dias. Para ele, a educação pode melhorar as relações na mobilidade. “Trabalho em Jacareí e moro perto da Embraer – região sudeste. O motorista é super educado comigo porque sou com ele. Aprendemos isso quando criança e alguns vão se esquecendo com o tempo”, completa.

Além da audiência pública, a Prefeitura irá realizar oficinas participativas, também abertas ao público, em todas as regiões da cidade, onde a sociedade poderá traçar o cenário atual do transporte público e discutir soluções e alternativas para o novo sistema. As inscrições podem ser feitas pelo hotsite do Novo Transporte Público.
Nele, a população ainda poderá obter informações sobre o projeto do novo transporte público, dados do atual serviço, pesquisas, enviar sugestões, entre outros.

Estudo da FGV

A Prefeitura de São José dos Campos e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) firmaram em janeiro deste ano um contrato para a realização de estudos, análise, acompanhamento e reformulação do atual sistema do transporte coletivo da cidade. O trabalho irá preparar a nova concessão do transporte público, previsto para 2020/2021.

Datas das oficinas

- 8/5 - 18h30 às 22h - Casa do Idoso Leste, rua Cidade de Washington, 164 - Cidade Vista Verde
- 15/5 - 18h30 às 22h - Casa do Idoso Centro, rua Euclides Miragaia, 508 – Centro
- 16/5 - Fundhas Sudeste, rua João Rodolfo Castelli, 96 – Putim