Famílias da região leste prestigiam Festival de Judô
Atualizado em 25/05/2019 - 19:47
COMPETIÇAO JUVENIL JUDO NOVO HORIZONTE - 25-05-2019 - LUCAS CABRAL
Festival de judô de escolinhas da Prefeitura agitou ginásio do Novo Horizonte - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O ginásio do Novo Horizonte ficou cheio e animado durante a manhã deste sábado (25). Mais de 250 pessoas acompanharam o Festival Regional Leste, competição que reuniu cerca de 180 alunos das escolinhas de judô da Prefeitura de São José dos Campos. Além dos atletas, com idade a partir de seis anos, familiares e amigos estiveram presentes na torcida.

O esporte faz a diferença no desenvolvimento sadio de crianças e adolescentes. Foi partindo disso que a dona de casa Luciana de Fátima Freitas Souza, moradora do Campos de São José, matriculou os filhos gêmeos, Marcos e Matheus, de 6 anos, nas aulinhas de judô. Os treinos acontecem na escola dos meninos, a Emef Elizabete de Paula Honorato.

Após a luta, a dupla saiu do pódio com medalha no pescoço e sorriso no rosto. “Acho ótima essa iniciativa, os meninos começaram no judô há pouco tempo, mas já adoram e, depois de hoje, querem continuar”, disse.

Os irmãos Davi Ferreira Reis, 7 anos, e Benjamin Ferreira Reis, 6 anos, também saíram satisfeitos do Festival e contaram com o incentivo e a torcida dos pais, Daniele Santana e Daniel Reis, e da irmã Valentina, de 9 meses. “Gosto do judô e quero continuar treinando sempre”, afirmou Davi.

“O que mais gosto é competir”, completou o pequeno Benjamin.

“O esporte é importante para o crescimento saudável, ajuda a melhorar o comportamento até em casa, pois aprendem sobre respeito e disciplina. É muito bom a Prefeitura oferecer gratuitamente. Se não tivesse essa opção, possivelmente não poderíamos pagar. Futuramente será a Valentina”, comentou a mãe.

Os praticantes da modalidade frequentam os núcleos da região leste. O torneio contou com judocas do Centro Comunitário Vila Industrial, Centro Esportivo Eugênio de Melo, Centro Poliesportivo Vila Tesouro, Salão Paroquial Nova Michigan e também do Novo Horizonte.

O Festival tem o objetivo de criar um ambiente de competição que sirva como preparação para os Jogos Intercentros, que deverão ocorrer no segundo semestre. Ao final, todos receberam medalhas.