São José abre o Maio Amarelo e apresenta Gincana Escolar
Atualizado em 05/05/2019 - 15:38
ABERTURA OFICIAL MAIO AMARELO - 02-04-2019 - LUCAS CABRAL
Alunos da Emei Cassiano Ricardo participaram do lançamento - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos realizou, na manhã desta quinta-feira (2), a abertura oficial do Maio Amarelo, ação mais importante para a mobilidade urbana no mundo e que tem o objetivo de chamar a atenção para as vidas no trânsito.

Neste ano, dentre as diversas ações e atividades (veja a programação), a cidade terá uma gincana escolar com o envolvimento de crianças, jovens, adultos e idosos.

A 1ª Gincana Escolar será realizada em oito escolas públicas de ensino fundamental da cidade, contemplando todas as regiões, e tem o objetivo de promover a mobilização da sociedade para a prevenção de acidentes no trânsito.

Cada escola terá um grupo de mentores, formado por voluntários estudantes da Univap (Universidade do Vale do Paraíba), uma das apoiadoras do Maio Amarelo por meio da Fundação Valeparaibana de Ensino. Os alunos do ensino fundamental terão que realizar diversas atividades durante o mês, inclusive com a terceira idade das Casas do Idoso.

Na segunda-feira passada (29), um grupo de estudantes voluntários se encontrou na Secretaria de Mobilidade Urbana para discutir a atividade nas escolas públicas. A pró-reitora de extensão da Univap, Maria Regina de Aquino Silva, participou da reunião.

O encerramento e final da Gincana serão no Cefe (Centro de Formação do Educador), em um evento que reunirá todas as escolas, alunos, mentores e demais envolvidos, previsto para o dia 29, às 16h30. Na mesma data e local, porém a partir das 13h, será realizada a Mostra Maio Amarelo, uma feira com os trabalhos realizados pela Prefeitura, Forças de Segurança e demais parceiros.

Programação

Além da Gincana, diariamente, os moradores poderão ver nas ruas da cidade a Operação Pedestre, da campanha Sinal de Gentileza, como já vem acontecendo desde março deste ano, quando o projeto foi lançado. Os frequentadores de alguns bares poderão assistir a um show de mágica no estabelecimento, com o tema Lei Seca.

A campanha ainda levará atividades sensoriais de mobilidade urbana às Casas do Idoso, relacionadas ao #SinaldeGentileza, além de uma Batalha de MC’s com a temática “No Trânsito, o sentido é a vida” e a palestra Mobilidade Urbana e os Impactos Ambientais. Blitzes da Lei Seca serão realizadas semanalmente na cidade.

Na reta final do mês, o Maio Amarelo em São José terá a tradicional caminhada, feira com as forças de segurança e outros parceiros, além do encerramento da Gincana Escolar.