São José receberá o prêmio Mário Covas Prefeito Empreendedor
Atualizado em 21/05/2019 - 07:44
Empreende Startups Educacionais - Premiação. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 23-11-2018
Mais de 10 mil pessoas visitaram os estandes do Empreende Startups Educacionais 2018 - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

A Prefeitura de São José dos Campos participa, na noite desta terça-feira (21), da cerimônia de premiação do Prêmio Mário Covas Prefeito Empreendedor, que reconhece ações de estímulo ao desenvolvimento e à competitividade dos pequenos negócios.

A participação no evento é um reconhecimento pela retomada dos programas na área de empreendedorismo, contribuindo de forma efetiva para o crescimento econômico sustentável do município.

A cidade concorre em duas categorias. A primeiro é “Empreendedorismo nas Escolas”, com o projeto Startups Educacionais -- Inovar para Transformar, que beneficia mais de 43 mil alunos com idade entre 4 e 14 anos, em 70 escolas da rede de ensino municipal.

A segunda categoria é “Políticas Públicas para Desenvolvimento dos Pequenos Negócios”, com o projeto Ações Conectadas de Empreendedorismo, que favoreceu, nos dois últimos anos (2017 e 2018), cerca de 13 mil novos empreendedores.

As duas categorias são finalistas no evento realizado no Memorial da América Latina. O primeiro colocado de cada categoria participará da etapa nacional.

Incentivo ao empreendedorismo

Desde 2017, a Sala do Empreendedor trabalha com foco na integração e simplificação de processos, o que aumentou significativamente a eficiência e trouxe benefícios para os cidadãos. No final deste mesmo ano, o município atingiu a marca do menor tempo para abertura de empresas do Brasil, de menos de um dia para atividades de baixo impacto. Hoje, abrir uma empresa em São José leva apenas algumas horas.

Empreendedorismo nas escolas

Com o objetivo de estimular os alunos a pensarem novos caminhos por meio de ações inovadoras, concretas e transformadoras, a Prefeitura retomou, em 2017, programas de empreendedorismo para alunos com idades entre 4 e 14 anos.

Entre as metas do programa estão: estimular o surgimento de jovens empreendedores, criar vínculos entre empreendedores, futuros profissionais e investidores, consolidar a região como incentivadora do empreendedorismo, além de criar oportunidades de intercâmbio entre empreendedores, facilitadores e investidores.

Ações concretizadas

. Reativação de oficinas com alunos da rede, no Cedemp (Centro de Educação Empreendedora)
. Inserção no currículo escolar - obrigatório do 8º e 9º anos a Educação Empreendedora
. Implantação da Pedagogia Empreendedora dos Sonhos nas turmas Pré 1 e Pré 2, da Educação Infantil
. Ampliação da adesão ao programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos do Sebrae
. Realização anual da Feira Empreende – Startups Educacionais com apresentação dos trabalhos de Empreendedorismo da Rede de Ensino Municipal, que envolve cerca de 8 mil pessoas

Participações de São José

2001/2002- Finalista etapa estadual
2003/2004- Vencedor Estadual – Região Sudeste
2005/2006- 3º Lugar Estadual – Município com mais de 200 mil habitantes
2007/2008- Vencedor Estadual / Vencedor do Prêmio Nacional – Região Sudeste
2009/2010- Vencedor Estadual - Destaque em Médios e Grandes Municípios / Vencedor do Prêmio Nacional - Médios e Grandes Municípios
2011/2012- Vencedor- destaque estadual “Planejamento e Gestão Pública para o Desenvolvimento Sustentável”
2013/2016- Não participou
2017/2019- São José dos Campos será contemplada na etapa estadual

Colaborou: Priscila Vinhas, da Secretaria de urbanismo e Sustentabilidade


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania