Guarda Civil Municipal integra operação com forças de segurança
Atualizado em 10/05/2019 - 16:19
Guarda Municipal na operação integrada
Ação conjunta visa aplicar a lei, manter a ordem, prevenir crimes e coibir o comércio irregular - Foto: PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Começou na manhã desta sexta-feira (10) mais uma fase da Operação Integrada, que reúne as forças de segurança que atuam em São José dos Campos e Jacareí. A ação conjunta dura 24 horas e termina neste sábado (11), às 9h.

Órgãos estaduais e municipais estão atuando de modo articulado em estratégias operacionais para atender as demandas da população. As atividades visam aplicar a lei, manter a ordem, prevenir crimes, coibir o comércio irregular e identificar pontos críticos, focos da atenção do poder público.

Estão envolvidos na ação 48 guardas municipais, que já realizaram abordagens pela manhã na cidade, além de fiscais da Prefeitura. No total, são 204 agentes na operação, 90 viaturas e uma aeronave das equipes das polícias Militar, Civil, Ambiental, Rodoviária Estadual e Federal, do Detran, da Guarda Civil Municipal e Fiscalização de Posturas.

Essa iniciativa faz parte do programa São José Unida, criado em 2017 pela Prefeitura, que reúne as forças de segurança de forma cooperativa. Depois de um ano de atividades, houve redução pela metade dos índices de violência na cidade, como diminuição nos casos de homicídios, latrocínios e roubos.

Além de apoiar as forças policiais e de manutenção da lei e da ordem, a Prefeitura continua a promover ações e realizar obras que tragam segurança para a população. São exemplos disso os investimentos em iluminação de LED, câmeras de segurança e a Atividade Delegada.