Prefeitura fecha ciclo de oficinas sobre transporte público
Atualizado em 04/06/2019 - 10:07
OFICINA PARTICIPATIVA NOVO MODELO TRANSPORTE - 08-05-2019 - LUCAS CABRAL
Oficina do transporte foi iniciada pela região leste de São José dos Campos - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos concluiu, no sábado (1), o ciclo de sete oficinas participativas em que a população discutiu o atual sistema de transporte público e apontou sugestões ao novo modelo de concessão, previsto para ser iniciado em 2020/2021.

Ao todo, cerca de 400 moradores, entre usuários do transporte coletivo, estudantes, representantes dos cobradores e motoristas de ônibus e do transporte alternativo, participaram dos encontros, que contemplaram todas as regiões da cidade, inclusive o distrito de São Francisco Xavier.

Atualmente, o transporte público de São José é operado por três empresas, por meio do Consórcio 123. Dos três lotes de concessão, dois se encerram em abril de 2020 e outro em fevereiro de 2021.

Por conta disso, a Prefeitura realizou uma audiência pública e uma série de oficinas para que a população participe da construção do novo modelo de transporte público. A administração ainda deve debater o assunto com mais estudantes e com entidades da sociedade civil organizada.

Em breve, os apontamentos colhidos estarão disponíveis no hotsite do Novo Transporte Público. Nele, a população ainda poderá obter informações sobre o projeto do novo transporte público, dados do atual serviço, pesquisas, enviar sugestões, entre outros.

A próxima etapa no processo é a consolidação do diagnóstico e prognóstico, que servirão para a elaboração da proposta do novo modelo. O objetivo da Prefeitura é oferecer um ambiente seguro juridicamente, econômico e transparente no transporte público, tendo como uma das diretrizes a integração entre todos os modais disponíveis à população.

A Prefeitura ainda irá realizar mais uma audiência pública para apresentar o novo modelo de concessão. As demais etapas são a licitação da proposta, implantação e acompanhamento, pesquisa com os usuários e monitoramento da operação.

Estudo da FGV

A Prefeitura de São José dos Campos e a FGV (Fundação Getúlio Vargas) firmaram em janeiro deste ano um contrato para a realização de estudos, análise, acompanhamento e reformulação do atual sistema do transporte coletivo da cidade. O trabalho irá preparar a nova concessão do transporte público.