São José promove seminário sobre violência contra o idoso
Atualizado em 19/06/2019 - 15:41
PALESTRA CASA DO IDOSO CENTRO - 19-06-2019 - LUCAS CABRAL
Seminário fez referência ao Dia Mundial de Conscientização à Violência contra a Pessoa Idosa - Foto: PMSJC

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, realizou nesta quarta-feira (19) seminário que faz referência ao Dia Mundial de Conscientização à Violência contra a Pessoa Idosa (15 de junho). O evento aconteceu na Casa do Idoso Centro.

Uma manhã com muita informação e reflexão por meio de palestras que abordaram os seguintes temas: “Sinais de Violência contra o Idoso em situação de Vulnerabilidade”, com a gerontóloga e assistente social Diva Maria da Silva; “O Papel do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa”, com a presidente do CMDPI (Conselho Municipal da Pessoa Idosa) Kelen Karina de Moura Pereira e “Aspectos legais e gerontológicos da violência contra a pessoa idosa”, com a presidente da Comissão de Direito do Idoso, Pérola Melissa Vianna Braga.

“As Casas se tornaram uma referência para o idoso de São José dos Campos. Então, aqui, é o local adequado para se discutir política pública, as formas de violência, para se definir estratégias e principalmente para ouvir o idoso. Já que aqui eles se sentem protagonistas. Ter um dia como esse é muito importante, porque a violência contra o idoso é um problema da sociedade como um todo e, sendo assim, todos precisam se unir para combater essa violência”, afirmou Pérola Melissa.

Frequentadora da Casa do Idoso Centro há três anos, Reny Lúcia da Silva, 67 anos, moradora do bairro Parque Santa Rita, disse que “esse é um dia para ficar gravado na memória, porque vamos aprender bastante sobre os tipos de violência contra o idoso. Graças a Deus em casa está tudo bem, na mais perfeita ordem, mas é muito importante a gente ter conhecimento, né?”, concluiu.

Até o fim do mês, as quatro unidades das Casas do Idoso (Norte, Sul, Leste e Centro), em parceria com os Cras (Centros de Referência de Assistência Social) e Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), irão realizar atividades como oficinas de confecção de lacinhos e cartazes alusivos à campanha, dinâmicas em grupo, rodas de conversas, aferição de pressão e aulas de zumba.

Em todas essas ações, abertas ao público, os idosos serão orientados sobre seus direitos e a preservação dos mesmos, assim como o respeito e a preservação da dignidade como cidadão.

Local: São Francisco Xavier (Rua 15 de Novembro, 870, São Francisco Xavier)
9h - Acolhida
9h15 - Aula de Zumba Gold