São José faz mais de 400 rampas de acessibilidade em um ano
Atualizado em 24/06/2019 - 11:44
Fim das obras na Rua Rui Doria. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 19-06-2019
Quatro rampas foram feitas na rua Rui Doria, no centro de São José - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, conclui nesta semana as obras para a execução de 10 rampas de acessibilidade na avenida Sebastião Gualberto, na região central da cidade. Com isso, a cidade chega a 401 acessos desde o início do contrato para a construção de novas rampas, em junho do ano passado. O trabalho é executado pela Urbam (Urbanizadora Municipal).

O objetivo da Prefeitura é garantir autonomia e inclusão às pessoas com mobilidade reduzida e também proporcionar mais segurança nos acessos às faixas de pedestre, ciclovias, calçadas compartilhadas e equipamentos públicos situados nas vias. Todas as regiões da cidade serão contempladas com novas rampas de acessibilidade.

Na semana passada, foram feitas seis rampas de acessibilidade na região central, quatro na rua Rui Doria e duas na avenida Marechal Floriano Peixoto, e duas na avenida Rui Barbosa, em Santana, zona norte da cidade.

Na próxima semana, a Prefeitura deve construir mais 12 rampas de acessibilidade na região central, seis na rua Paraibuna e seis no entroncamento da avenida Nelson D’ávila com a rua Turquia. O objetivo da Administração Municipal é entregar 870 novas rampas de acessibilidade até fevereiro do próximo ano.

Normas

A implementação das rampas de acessibilidade prevê dimensionamento adequado e inclinação, conforme especificado na norma técnica (NBR 9050), permitindo um ambiente de circulação mais seguro e acessível para todos que utilizam diariamente a via.