Plantio de Pomar Nativo encerra Semana do Meio Ambiente
Atualizado em 19/06/2019 - 18:09
Vista Verde recebe limpeza qualificada e plantio de um pomar nativo
Mutirão de limpeza e plantio de frutíferas garantem 'mais verde' ao Campo dos Alemães - Foto: PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A Programação da Semana do Meio Ambiente termina neste sábado (22), às 9h, com o plantio do 14º pomar do programa "Pomares Nativos Educativos", na avenida João de Oliveira e Silva (altura do número 600), no Campo dos Alemães, região sul da cidade.

O local receberá um mutirão de limpeza  e, em seguida, o plantio de 40 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e do Cerrado, tais como Abiu, Araçá, Araticum, Cabeludinha, Cereja do Rio Grande, Grumixama, Jaracatiá, Juçara, Pitanga, Uvaia, Gabiroba, Jenipapo e Marolo.

A iniciativa foi motivada pela SAB Campo dos Alemães e abraçada pela comunidade, com apoio de estudantes da Unifesp, da rede Enactus e de estudantes de escolas do bairro que participarão do evento.

O mutirão acontece no âmbito do programa "Limpeza Qualificada" e faz parte do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade da Prefeitura de São José dos Campos.

O objetivo da ação é requalificar o local de descarte irregular de resíduos, transformando-o, junto com a comunidade, em um espaço de convívio através do plantio de árvores frutíferas.

No caso deste quarteirão, no Campo dos Alemães, destaca-se que alguns moradores do local já empreendem esta ação de plantio de árvores para ocupar o terreno e inibir o descarte irregular de entulho, o que vem ao encontro da política municipal.

Pomares Nativos

O Programa “Pomares Nativos Educativos” visa implantar em vários bairros, pomares com espécies dos biomas que ocorrem em São José dos Campos (Mata Atlântica e Cerrado), resgatando o contato das pessoas com frutas típicas da região, educando as crianças sobre a importância dessas espécies para a dinâmica ambiental local e contribuindo assim para o equilíbrio ambiental na cidade.

A Prefeitura já realizou a implantação de 13 pomares em diferentes locais como Jardim Satélite, Jardim Esplanada, Jardim Diamante, Interlagos, Dom Pedro, Campos de São José, Galo Branco, Pinheirinho dos Palmares, Jardim Nova Detroit, Jardim das Colinas, Vista Verde, Centro e no Distrito de São Francisco Xavier. O plantio no Campo dos Alemães soma 14 pomares.

Semana do Meio Ambiente

A Semana de Meio Ambiente de São José dos Campos foi uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, com o apoio de diversas secretarias, autarquias, fundações municipais e outros órgãos públicos, além de entidades da sociedade civil e cidadãos do município.

A programação estendida de 1º de junho até 22 de junho envolveu diversas atividades educativas, palestras, exposições e oficinas para a comunidade, tendo como fio condutor políticas públicas e projetos sustentáveis que são desenvolvidos no município nas áreas de arborização urbana, gestão de resíduos sólidos, restauração florestal, hortas urbanas e compostagem, dentre outros.

Programação completa