Semana do Meio Ambiente realiza palestras no Encontro Lixo Zero
Atualizado em 17/06/2019 - 17:40
Centro de triagem do aterro sanitário
Encontro Lixo Zero traz palestras acerca de resíduos sólidos, seus impactos no âmbito municipal e responsabilidade compartilhada - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A programação da Semana do Meio Ambiente prossegue nesta segunda-feira (17) com um encontro, promovido pelo Instituto Lixo Zero Brasil e a Ordem dos Advogados do Brasil de São José dos Campos, das 18h30 às 21h30 na OAB São José dos Campos. – Rua Engenheiro João Fonseca dos Santos, 108 - Vila Adyana.

O encontro contará com a realização das palestras “Panorama Nacional da Política de Resíduos Sólidos e seus Impactos no âmbito municipal”, com José Eduardo Ismael Lutti, Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, e “Logística Reversa e Responsabilidade Compartilhada”, com a Dra. Cristiane A. M. Lima Ferrari, Diretora Tesoureira da 36ª Subseção da OAB/SP.

O conceito de lixo zero, segundo o Instituto Lixo Zero Brasil, consiste no aproveitamento máximo e encaminhamento correto de resíduos recicláveis e orgânicos, e a redução (ou fim) do encaminhamento desses materiais para aterros sanitários e/ou para a incineração.

O encontro busca, por meio das palestras, mostrar aos participantes suas responsabilidades com produção de resíduos sólidos e incentiva-los a buscar a melhor forma de uso dos mesmos para diminuir impactos ambientais.

Semana do Meio Ambiente

A Semana de Meio Ambiente de São José dos Campos é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, com o apoio de diversas secretarias, autarquias, fundações municipais e outros órgãos públicos, além de entidades da sociedade civil e cidadãos.

A programação está envolvendo diversas atividades educativas, palestras, exposições, passeio ciclístico e oficinas para a comunidade, tendo como fio condutor políticas públicas e projetos sustentáveis que são desenvolvidos no município nas áreas de arborização urbana, gestão de resíduos sólidos, restauração florestal, hortas urbanas e compostagem, dentre outros.

Veja aqui a programação completa da Semana do Meio Ambiente e participe conosco!


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade