Moradores participam de oficina de horta comunitária
Atualizado em 14/06/2019 - 11:24
Semana do Meio Ambiente - ECO-PEV
Oficina de horta caseira aconteceu no ECO-PEV do Jardim Santa Luzia, região sudeste de São José - Foto: Divulgação

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, um grupo de alunos da Emef Lucia Maria do Amaral e moradores da região do Putim participaram, na manhã desta quinta-feira (13), de uma oficina de horta caseira no ECO-PEV do Jardim Santa Luzia, região sudeste.

As 45 crianças e 14 adultos, entre moradores e professores, tiveram a oportunidade de ter a primeira experiência no processo de cuidado e plantio de uma horta comunitária, desde a abertura do berço até o contato direto com a terra para o plantio das mudas.

O ECO-PEV do Jardim Santa Luzia foi inaugurado em 2018 para receber pequenas quantidades de resíduos da construção civil, e também promover o­ficinas de educação ambiental com a comunidade para estimular as boas práticas ambientais.

Para Vanessa dos Santos, 35 anos, professora da Emef Lucia Maria do Amaral, foi uma boa iniciativa da Prefeitura realizar a oficina.

“Foi uma experiência incrível e riquíssima para mim enquanto professora e pessoa. As crianças puderam observar todo processo de um plantio e também realizá-lo. Elas amaram e nós agradecemos muito a contribuição do PEV aqui no bairro”, comentou.

As hortas possuem o objetivo de estimular a alimentação saudável e incentivar o cultivo de hortaliças, ervas e temperos, produzidas da forma mais natural possível, evitando agrotóxicos. A oficina teve o intuito de levar a possibilidade de contato e aprendizado sobre o tema às crianças e moradores do bairro.

Hortas Urbanas

O evento tem vínculo com o programa Hortas Urbanas. Existente desde 2009, ele é um projeto perene coordenado pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade em parceria com a Secretaria de Saúde, parceria essa importante para a construção ativa do projeto.

O projeto parte do princípio de que as hortas podem ser adaptadas para casas, apartamentos, empresas públicas e privadas, escolas e UBS. Em quintais amplos ou em floreiras e vasos podem ser cultivadas hortaliças, ervas e temperos para o dia-a-dia.

A horta é uma grande ferramenta para trabalhar a segurança alimentar, a educação ambiental, a mobilização social e os aspectos de vizinhança. Além disso, mais do que útil e saudável, é uma atividade prazerosa junto à natureza.

Semana do Meio Ambiente

A programação da Semana de Meio Ambiente de São José dos Campos é uma realização da Prefeitura com o apoio de diversas secretarias, autarquias e fundações municipais e outros órgãos públicos, além de entidades da sociedade civil e cidadãos. A programação envolve diversas atividades educativas, palestras, exposições, passeio ciclístico e oficinas para a comunidade, tendo como fio condutor políticas públicas e projetos sustentáveis que são desenvolvidos no município nas áreas de arborização urbana, gestão de resíduos sólidos, restauração florestal, hortas urbanas e compostagem, dentre outros.

Veja aqui a programação completa da Semana do Meio Ambiente e participe conosco!