Prefeitura cria canal para sugestões ao Novo Transporte Público
Atualizado em 23/07/2019 - 18:30
OFICINA PARTICIPATIVA NOVO MODELO TRANSPORTE - 08-05-2019 - LUCAS CABRAL
Prefeitura realizou uma série de oficinas em todas as regiões da cidade - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos criou um novo canal de comunicação para que moradores da cidade possam participar da discussão e elaboração no novo modelo de transporte público do município. O questionário online é uma oportunidade para a participação do munícipe que não foi às oficinas realizadas pela Administração em todas as regiões da cidade.

Nas oficinas, a população discutiu o atual sistema de transporte público e apontou sugestões ao novo modelo de concessão, previsto para ser iniciado em 2020/2021. O que a Prefeitura faz agora é, justamente, dar essa possibilidade de participação aos munícipes.

Para participar, basta acessar a página do Novo Transporte Público, no site da Prefeitura, realizar um cadastro e escolher três opções em cada uma das três perguntas: quais os benefícios do atual sistema, quais as dificuldades e o que se espera do novo modelo.

Histórico

Atualmente, o transporte público de São José é operado por três empresas, por meio do Consórcio 123. Dos três lotes de concessão, dois se encerram em abril de 2020 e outro em fevereiro de 2021.

Por conta disso, a Prefeitura realizou uma audiência pública e a série de oficinas para que a população participe da construção do novo modelo.

Em breve, os apontamentos colhidos estarão disponíveis no hotsite do Novo Transporte Público. Nele, a população ainda pode obter informações sobre o projeto do novo transporte público, dados do atual serviço, pesquisas, enviar sugestões, entre outros.

A próxima etapa no processo é a consolidação do diagnóstico e prognóstico, que servirão para a elaboração da proposta do novo modelo. O objetivo da Prefeitura é oferecer um ambiente seguro juridicamente, econômico e transparente no transporte público, tendo como uma das diretrizes a integração entre todos os modais disponíveis à população.

A Prefeitura ainda irá realizar mais uma audiência pública para apresentar o novo modelo de concessão. As demais etapas são a licitação da proposta, implantação e acompanhamento, pesquisa com os usuários e monitoramento da operação.

Estudo da FGV

A Prefeitura de São José dos Campos e a FGV (Fundação Getúlio Vargas) firmaram em janeiro deste ano um contrato para a realização de estudos, análise, acompanhamento e reformulação do atual sistema do transporte coletivo da cidade. O trabalho irá preparar a nova concessão do transporte público.