No aniversário, São José ganha viaturas e novo Copom
Atualizado em 23/07/2019 - 18:51
COI sala de monitoramento
Guarda civil municipal observa câmeras do COI: novo Copom e projeto de solução de Cidade Inteligente ajudará a reduzir criminalidade em São José - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

No próximo sábado (27), dia em que São José dos Campos completará 252 anos, o governo do Estado anunciará investimentos de R$ 20 milhões na segurança pública com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade no município e na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.

A partir das 11h no CPI1 (Comando de Policiamento do Interior), da Polícia Militar, o governador irá entregar 69 novas viaturas para o policiamento nas cidades da região e assinará o início das obras do novo Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) de São José.

As duas ações contribuirão para o programa São José Unida, que é liderado pela Prefeitura e reúne todas as forças de segurança do município na prevenção e combate à criminalidade.

As novas viaturas policiais já serão utilizadas no patrulhamento dos shows do aniversário de São José no Parque da Cidade no sábado.

Novo Copom

A construção da nova sede do Copom de São José terá início em agosto, com previsão de término em 18 meses.

O investimento estimado nas obras é de R$ 18,5 milhões, sendo R$ 15 milhões do governo do Estado e R$ 3,5 milhões da Prefeitura. Outros R$ 15 milhões serão investidos pelo Estado em equipamentos.

A implantação do novo Copom foi discutida durante reunião do São José Unida em outubro do ano passado. Após o encontro, a Prefeitura reservou no Orçamento de 2019 os R$ 3,5 milhões para auxiliar o governo do Estado na execução da obra.

Integração

Haverá ainda a integração do atendimento de todos os serviços emergenciais, como o da Policia Militar (190), Samu (192), Corpo de Bombeiros (193), trânsito urbano, Guardas Civis Municipais (GCMs) e outros serviços municipais.

Um novo prédio será construído na área do 1º BPM-I (Batalhão de Policia Militar do Interior), na região central de São José, ao lado do CPI-1 (Comando de Policiamento do Interior).

Com 74 pontos de atendimento e 18 de despacho, beneficiará mais de 2,5 milhões de habitantes dos 39 municípios da RMVale, além de mais de 14 milhões de turistas que visitam a região.

Videomonitoramento

Além disto, a unidade terá 28 posições de multiagência, dez posições de videomonitoramento, um chefe de operações do policiamento, um chefe de operações do bombeiro, um médico regulador do Grau (Grupo de Resgate e Atendimento às Urgências e Emergências), sala de equipe técnica e uma sala de gerenciamento de crise.

A medida visa o aperfeiçoamento do sistema de segurança, possibilitando atendimento com maior qualidade, rapidez e eficiência, além de aumentar a percepção de segurança da população atendida, seja por meio do atendimento remoto ou pela maior agilidade no processamento e despacho de viaturas (tempo resposta).
Dessa forma, haverá valorização e racionalização dos recursos humanos, melhora na performance de combate à dinâmica criminal, inclusive com auxílio de câmeras de videomonitoramento, e adequação da infraestrutura de CICC (Centro Integrado de Comando e Controle) para atendimento de demandas.

Cidade Inteligente

Paralelamente ao novo Copom, a Prefeitura lançou neste mês de julho edital de licitação do projeto de solução de Cidade Inteligente (SCaaS – Smart City as a Service), com 1.000 câmeras de monitoramento por toda a cidade, interligação semafórica, antenas de wi-fi com internet gratuita à população e a criação de um CSI (Centro de Segurança Integrada).

O novo projeto representa um avanço no apoio à segurança pública.

A previsão é de que os novos serviços sejam implantados no prazo máximo de 9 meses após a contratação.

As novas câmeras irão produzir imagens em full HD, sendo algumas delas com visão geral panorâmica.

Atualmente, a cidade possui 493 câmeras de vigilância, que serão substituídas pelas novas câmeras e permitirão que o sistema de monitoramento chegue aos extremos da cidade e a bairros distantes da região central.

São José Unida

O programa São José Unida foi implantado em outubro de 2017 pela Prefeitura.

Desde que foi implantado, os índices de criminalidade despencaram.

A cidade registrou nos cinco primeiros meses deste ano as menores taxas de homicídios e roubos em comparação ao mesmo período dos últimos 18 anos, considerando os dados desde o início da série histórica, em 2002.

De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, de janeiro a maio de 2019 ocorreram 15 assassinatos. Não houve casos de latrocínios (roubos seguidos de morte) no período.
Em relação aos roubos, foram 920 casos. É a primeira vez desde 2002 que o índice ficou abaixo de 1.000.

Participam do programa São José Unida a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual, Detran-SP, Polícia Ambiental, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Técnico-Científica.