Escola do Pinheirinho inicia aulas da EJA nesta terça
Atualizado em 23/07/2019 - 09:18
EJA – Emef Profª Áurea Cantinho Rodrigues. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 17-10-2018
Voltado às pessoas acima de 15 anos, o programa de Educação de Jovens e Adultos é dividido em duas etapas - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

A partir desta terça-feira (23), a Emef Maria Antonieta Ferreira Payar, no Pinheirinho dos Palmares, região sudeste de São José dos Campos, inicia as aulas de alfabetização para adultos, por meio da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

A nova modalidade de ensino recebeu a aprovação da comunidade. Voltado às pessoas acima de 15 anos, o programa é dividido em duas etapas: EJA 1 (do 1º ao 5º ano) e EJA 2 (6º ao 9º ano). Foram realizadas 210 matrículas.

Cada semestre cursado é equivalente a um ano do ensino fundamental. Atualmente, cerca de 1.600 alunos são atendidos no programa em São José. As aulas são realizadas em dez escolas municipais no período noturno.

Para comemorar o primeiro dia de aula, a equipe gestora da escola preparou uma recepção diferenciada para os novos alunos, com contação de histórias e apresentação musical.

Além disso, no primeiro dia de aula, todos os estudantes do programa da Emef Maria Antonieta Ferreira Payar vão receber o material escolar. O conjunto de 21 itens compõem cadernos, minidicionário, régua, tesoura, apontador, canetas esferográficas azul e vermelha, borracha, lápis de cor, entre outros.

Estrutura

Com um investimento de R$ 9,779 milhões, a unidade escolar tem 4.503,40 metros quadrados de área construída, uma das maiores da rede municipal. Possui ainda um ginásio com mais de 1.000 metros quadrados.

Inspirada nos modernos conceitos educacionais, a unidade oferece laboratórios de ciências e informática ao lado das salas de aula, apoio pedagógico, artes e leitura. Os alunos têm à disposição um pátio coberto e uma área ao ar livre, com jardins e bancos, para as atividades programadas ou de descanso nos intervalos.

Na parte administrativa, a escola vai dispõe de salas para secretaria, diretoria, orientação educacional, reuniões, professores, almoxarifados e banheiros.