Ação com bailarinos atrai olhares para a segurança no trânsito
Atualizado em 19/07/2019 - 18:15
Flash Mobi Sinal de Gentileza na Zona Sul  19 07 2019
Na ação, bailarinos realizam um flash mob com uma coreografia na faixa de pedestre; intuito é chamar a atenção do público para a campanha - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos realizou, nesta sexta-feira (19), mais uma ação para conscientizar a população sobre o respeito pelas vidas no trânsito. A atividade aconteceu na faixa de pedestre não semaforizada da avenida Cassiopeia, no Jardim Satélite, região sul da cidade.

O projeto, vinculado ao programa #SinaldeGentileza, integra o calendário de eventos do mês de aniversário da cidade. Na ação, bailarinos realizam um flash mob com uma coreografia na faixa de pedestre. O intuito é chamar a atenção do público, principalmente dos condutores, para a campanha.

Assim como já aconteceu nos primeiros dias da ação, não demorou muito para as pessoas começaram a observar a atividade com mais atenção, saírem dos comércios para assistir ou pararem para registrar a dança pelo celular.

Foi o que fez a comerciante Célia Freitas, de 57 anos. “É importante e necessário termos ações como essa, ajuda bastante. Algumas pessoas não têm educação e é bom para educar os dois (motorista e pedestre). Porque muitas vezes o pedestre não faz o sinal que quer atravessar, atravessa fora da faixa, sabe que tem que atravessar na faixa e atravessa fora dela, que está a poucos metros”, comentou Célia, que possui um comércio há 9 anos no local e mora no bairro.

Outro morador que parou para observar a ação foi Valdomiro Vicente dos Santos, de 73 anos e também morador do Jardim Satélite. “Excelente ação. Quando é bem feito temos que elogiar. Infelizmente, às vezes, temos que partir do exagero para as pessoas enxergarem. Se você faz uma ação mais ou menos não impacta", afirmou.

“É importante que o pedestre que quer atravessar faça o sinal com a mão, sinalizando para o motorista. Comigo, já aconteceu, por exemplo, de avistar um pedestre próximo à faixa ao celular. Eu parei o carro achando que ele queria atravessar e ele continuou digitando. Depois, foi para outra direção”, disse.

As ações acontecem diariamente, sempre das 11h30 às 12h30, até o dia 26 de deste mês, nas principais vias urbanas onde há faixa de pedestre, citadas no convênio do Movimento Paulista como vias de alto índice de acidentes e periculosidade. (veja os locais e programação abaixo)

Sinal de Gentileza

A Prefeitura de São José dos Campos acredita na conscientização e educação para o trânsito, já que na maioria das vezes os acidentes acontecem por alguma imprudência. Por esse motivo, tem investido em campanhas educativas como o Programa #SinaldeGentileza, lançado no fim de março deste ano, com o objetivo incentivar o respeito às regras de trânsito e a convivência harmônica entre os usuários das vias públicas.

Cronograma Flash Mob

Horário das 11h30 às 12h30 – 20 apresentações por hora/dia
17 julho - Rua Sebastião Hummel 186 faixa elevada em frente ao Mercado Municipal
18 julho - Av. Rui Barbosa X R São Jorge = Feira Livre