Ação para o respeito no trânsito acontece na zona norte
Atualizado em 18/07/2019 - 09:48
FLASH MOB SINAL DE GENTILEZA - 17-07-2019 - LUCAS CABRAL
A ação foi iniciada nesta quarta-feira (17), na faixa elevada na rua Sebastião Humel - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

A região norte de São José dos Campos irá receber, nesta quinta-feira (18), às 11h30, uma ação de conscientização feita pela Prefeitura com o objetivo de sensibilizar de forma impactante e alegre a população para o respeito pelas vidas no trânsito. A atividade acontece na feira livre realizada entre a avenida Rui Barbosa e rua São Jorge.

O projeto, vinculado ao programa #SinaldeGentileza, integra o calendário de eventos do mês de aniversário da cidade e foi iniciado nesta quarta-feira (17), na faixa elevada na rua Sebastião Humel, no Centro de São José dos Campos. A ação chamou a atenção de quem passava pelo local, onde bailarinos realizam um flash mob com uma coreografia na faixa de pedestre.

Nos primeiros minutos da atividade já era possível identificar alguns olhares curiosos, seguidos do celular saindo do bolso e começando a registrar a ação. Foi o que fez o casal Cleunice Rosa de Melo, de 43 anos, e Josué Goulart de Melo de 63, moradores da Vila Cândida, na região norte. “Vi a dança e me chamou a atenção. Gostei da ação e é muito importante. Infelizmente, ainda existe um desrespeito com o pedestre”, diz Claunice.

A moradora do Jardim Limoeira, na zona oeste, Graziele Aparecida Maciel, de 21 anos, também se surpreendeu com a ação. “Estava ouvindo a música e ver o que era. Achei legal e importante para essa relação entre o pedestre e motorista. O pessoal é muito imprudente e o respeito mútuo é importante. O motorista que para não perde nem 30 segundos. Muito legal a ação, a dança chama atenção, o boneco inflável, bela campanha”, diz.

Outros moradores da cidade elogiaram a atividade. “Muito boa, tem motorista que nem o semáforo respeita. É uma boa – a ação -, chama a atenção e conscientiza para o respeito no trânsito”, diz Maria de Fátima, de 63 anos, que vive no Novo Horizonte, região leste. “É bacana a iniciativa, precisamos de um trânsito mais tranquilo”, comenta Edmilson Sacone, de 47 anos e morador do Jardim das indústrias, na região oeste.

“Já ouvi a campanha na rádio, mas ainda não havia visto uma ação pessoalmente. Achei ótima”, comenta Ilma dos Reis, de 42 anos, moradora da Vila Tesouro, na região leste. As ações irão ocorrer diariamente, sempre das 11h30 às 12h30, até o dia 26 de deste mês, nas principais vias urbanas, onde há faixa de pedestre, citadas no convênio do Movimento Paulista como vias de alto índice de acidentes e periculosidade. (veja os locais e programação abaixo)

Sinal de Gentileza

A Prefeitura de São José dos Campos acredita na conscientização e educação para o trânsito, já que na maioria das vezes os acidentes acontecem por alguma imprudência. Por esse motivo, tem investido em campanhas educativas como o Programa #SinaldeGentileza, lançado no fim de março deste ano, com o objetivo incentivar o respeito às regras de trânsito e a convivência harmônica entre os usuários das vias públicas.

Cronograma Flash Mob

Horário das 11h30 às 12h30 – 20 apresentações por hora/dia
17 julho - Rua Sebastião Hummel 186 faixa elevada em frente ao Mercado Municipal
18 julho - Av. Rui Barbosa X R São Jorge = Feira Livre