Professora aposentada visita Museu do Folclore com crianças que ela atende
Atualizado em 11/07/2019 - 11:26
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Professora aposentada (primeira à esquerda) e o grupo de alunos, em visita ao Museu do Folclore - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Aos 67 anos, já aposentada da sala de aula, a professora Ana Maria Moreira dos Santos Domingues Gonçalves confessa que o desejo de continuar contribuindo com a educação ainda persiste. Por iniciativa própria, montou nos fundos da sua casa, na Vila Cristina (região norte), uma pequena biblioteca, frequentada por crianças de 6 a 11 anos, duas vezes por semana (às quartas e quintas).

Com ajuda de outros professores voluntários, o grupo estimula a leitura, conta histórias, tira dúvidas sobre matemática, realiza bate-papos e outras atividades culturais. “Nosso objetivo não é dar aulas, mas contribuir para a formação dessas crianças. Muitas são filhos de meus ex-alunos e de famílias carentes, que não têm condições de pagar por um reforço escolar”, explica Ana Maria.

Foi com esse espírito de cidadania que a professora aposentada visitou recentemente o Museu do Folclore de São José dos Campos, acompanhada de três pais e nove crianças atendidas na biblioteca. “Eu conheci o museu em uma das minhas caminhadas pelo Parque da Cidade e resolvi levar as crianças para conhecer também. Elas adoraram a visita”, destaca.

Além da exposição de longa duração, o grupo também visitou a biblioteca especializada em cultura popular e se divertiu na brinquedoteca. As visitas em grupo podem ser pré-agendadas no site do Museu do Folclore e realizadas durante a semana, de terça a sexta, das 9h às 17h.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade
(12) 3924-7318 – www.museudofolclore.org


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×