Abrigo Viva Família oferece espaço diferenciado e confortável
Abrigo VIVA Família - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Uma casa com acolhimento diferenciado. Um lugar em que as pessoas se sintam protegidas e respeitadas. Um espaço para adultos e crianças conviverem em harmonia, garantindo a privacidade, o respeito aos costumes, às tradições e à diversidade de ciclos de vida, arranjos familiares, raça/etnia, religião, gênero e orientação sexual. Assim é o Abrigo Viva Família em São José dos Campos.

Preocupada em garantir os direitos das famílias e indivíduos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, a Prefeitura de São José dos Campos oferece o que pode ser chamado de lar temporário. Isso mesmo, um lar, já que a casa possui todo conforto e aconchego que uma casa merece.

São seis quartos, com camas confortáveis, berços, guarda-roupas, sete banheiros com chuveiros elétricos, cozinha e copa grandes, sala de TV ampla para que todos possam compartilhar momentos em grupo, piscina para os dias de calor, brinquedoteca para as crianças se divertirem pra valer, espaço para estudos e área de lazer externa para desenvolver atividades diversas.

O abrigo oferece 25 vagas. Como em todos os abrigos da Prefeitura, são oferecidas no Abrigo Viva Famíla quatro refeições diárias (café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar), além de atendimento social, psicológico, psicossocial, rodas de conversas e oficinas terapêuticas. Um trabalho que visa a recuperação da autonomia do indivíduo, possibilitando o retorno a sua família ou a adesão ao aluguel social para que possa retornar a vida com dignidade.

A equipe que trabalha no abrigo é formada por 20 profissionais, sendo uma coordenadora, uma assistente social, uma psicóloga, sete educadores sociais, quatro cuidadores para atender necessidades mais específicas, quatro auxiliares de serviços gerais, um motorista e um controlador de acesso.

Tudo para garantir um atendimento diferenciado e personalizado com o objetivo de favorecer o convívio familiar e comunitário, acolhendo e garantindo proteção integral às famílias em situação de rua, risco social, contribuindo assim para a prevenção de situações de negligência, violência, além de restabelecer vínculos familiares e sociais rompidos.