Basquete feminino será a primeira modalidade a ter seletivas para o Atleta Cidadão
Atualizado em 21/01/2019 - 14:28
Esporte e Qualidade de Vida
Seletivas de baquete feminino acontecerá neste sábado (19), com testes no Ginásio Cidade Jardim - Foto: PMSJC

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Como em todo começo de ano, o programa Atleta Cidadão, mantido pela Prefeitura de São José dos Campos, reinicia a busca por novos talentos na cidade que possam integrar as categorias de base de uma das 23 modalidades oferecidas.

E as seletivas começam já neste final de semana, a partir de sábado (19), com a comissão técnica do basquete feminino trabalhando para garimpar novas jogadoras. Os testes serão no Ginásio Cidade Jardim (rua Itambé, 71), na região sul, e vão ser divididos por categorias e respectivos horários.

As meninas nascidas em 2006 e 2007 devem comparecer ao local até 10h. Já as de 2004 e 2005 devem estar no ginásio às 14h. Por fim, às 15h, é a vez das garotas nascidas entre 2000 e 2003 tentarem uma vaga no Atleta Cidadão.

Pouco mais de uma semana depois, será a hora dos futuros jovens talentos do vôlei de praia buscarem uma oportunidade no programa. As peneiras serão nos dias 28, para as mulheres, e 29 para os homens. Ambas as seletivas acontecerão no Clube Thermas do Vale (Avenida Lineu de Moura, 205 - Vale dos Pinheiros), sempre a partir das 15h. Poderão participar garotas e garotos nascidos entre 2001 e 2005.

Para participar tanto da seletiva do basquete feminino quanto da do vôlei de praia, os jovens devem estar devidamente trajados para a prática desportiva em questão e levarem documento de identidade original e estar acompanhado de um responsável, caso tenha menos de 18 anos.

Apoio ao talento

O programa Atleta Cidadão, mantido pela Prefeitura, foi criado em 1999 e é responsável pela formação de atletas das categorias de base de São José dos Campos.

São atendidos alunos de 7 a 19 anos, com seletivas abertas ou em turmas de treinamento das atividades esportivas. Eles recebem apoios estrutural e desportivo para representar São José dos Campos em competições estaduais e nacionais.

As seletivas acontecem regularmente todos os anos, individualmente e nas edições da Caravana Seletiva, que em 2018 aprovou 183 crianças e jovens para períodos de testes no programa.