Prefeitura faz operação conjunta do Programa Observa em São Francisco Xavier
Atualizado em 14/01/2019 - 21:16
Observa Programa de Monitoramento por Satélite  06 12 2018
A primeira operação conjunta aconteceu em 6 de dezembro, na região norte de São José - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Bianca de Aquino
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, realiza nesta terça-feira (15) a segunda operação conjunta de fiscalização em áreas monitoradas pelos satélites do programa OBSERVA.

A ação, que envolve a Guarda Civil Municipal, as polícias Militar e Ambiental, além de fiscais de Obras Particulares e Posturas, Planejamento Urbano e Defesa Civil da Prefeitura, acontecerá a partir das 8h30, no distrito de São Francisco Xavier, em área de macrozona de proteção de recursos hídricos e de desenvolvimento sustentável.

Essa será a segunda Operação Conjunta do Programa Observa. A primeira aconteceu no dia 6 de dezembro do ano passado. Essas ações complementam o trabalho diário não só da Prefeitura como o de todos os órgãos envolvidos. As imagens dos satélites, que passou de 4 para 8, municiam as atividades rotineiras de fiscalização a partir da análises técnicas.

OBSERVA
Trata-se de um sistema de monitoramento com imagens de satélite de alta resolução para detectar alterações no território, envolvendo o trabalho de análises técnica e fiscalização. São José é o primeiro município do país a utilizar, de forma inovadora, essa tecnologia para o controle ambiental.

A integração com órgãos ambientais é fundamental para que a fiscalização e procedimentos de competências estadual e federal possam acontecer concomitantemente.

O programa visa agregar mais eficiência à gestão do território, coibindo a degradação ambiental, o desmatamento, o parcelamento irregular do solo, entre outras infrações ambientais, bem como orientar a população sobre à legislação vigente e às boas práticas de uso e conservação do solo as propriedades urbanas e rurais.