Prefeitura inicia as obras de fundações da ponte estaiada
Atualizado em 11/01/2019 - 16:39
Obra Arco da Inovação 11 01 2019
A cravação de estacas é necessária para proteger os taludes na área das fundações - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Gestão Habitacional e Obras

A Prefeitura de São José dos Campos começou nesta semana as obras de fundações da ponte estaiada, no entroncamento entre as avenidas Jorge Zarur, São João e Cassiano Ricardo. Denominada Arco da Inovação, a construção ligará as regiões centro e oeste.

A obra viária vai desafogar o trânsito no local, o maior ponto de congestionamento da cidade. Serão beneficiadas cerca 60 mil passageiros das 18 linhas de ônibus e 180 mil motoristas de todas as regiões que circulam pelo trecho diariamente, que terão menor tempo nas viagens e, consequentemente, redução do cansaço nos deslocamentos diários.

No momento, a empresa responsável, Queiroz Galvão, está cravando as estacas para proteger os taludes na área das fundações. Paralelamente, estão sendo montadas as ferragens no canteiro de obras.

A obra de arte da ponte estaiada terá dois viadutos na rotatória do Jardim Colinas. Em formato de X, os acessos terão comprimento de 267 metros (inferior) e 349 metros (superior), com mastro central de 100 metros de altura.

Financiado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), o empreendimento tem investimento de R$ 48.517.713,91.

Para dar transparência ao andamento dos trabalhos e permitir que a população acompanhe o passo a passo da execução da ponte estaiada, a Prefeitura criou um hotsite da obra. A página traz informações sobre o projeto, licença ambiental, cronograma de serviços e fotos das etapas. Nela, será possível consultar as alterações de trânsito previstas em todas as fases.