Obra do Arco da Inovação segue em ritmo acelerado e vai beneficiar mais de 60 mil passageiros
Atualizado em 27/02/2019 - 17:39
Obras do Arco da Inovação - Ponte Estaiada. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 27-02-2019
As obras de fundações na rotatória e alargamento de vias estão a todo vapor - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Gestão Habitacional e Obras

A Prefeitura de São José dos Campos já voltou com carga total nas obras do Arco da Inovação, entre as regiões centro e oeste. Na terça-feira (26), a Justiça havia revogado a liminar e liberado a continuidade da construção.

Homens, caminhões e máquinas intensificaram, nesta quarta-feira (27), os trabalhos para a implantação da ponte estaiada, que ligará as avenidas Jorge Zarur, São João e Cassiano Ricardo. Estão sendo realizados os serviços de alargamento de vias e execução de fundações.

Após a conclusão da obra, prevista para o segundo semestre, serão beneficiados mais de 60 mil passageiros, que passam pelo local diariamente em 1.246 viagens de ônibus. Entre os principais ganhos para a população, está a melhora na fluidez do trânsito. Ao todo, 180 mil veículos circulam pelo trecho, que é o principal ponto de congestionamento da cidade.

Mais eficaz e econômico, o modelo de construção da ponte estaiada também é menos agressivo ao meio ambiente. O investimento, financiado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), só pode ser usado em obras de infraestrutura, não sendo permitida a aplicação em outras áreas, como saúde e educação.

O valor destinado à obra - R$ 48,5 milhões - é resultado da economia de recursos que a Prefeitura fez em outras licitações, como a da Via Cambuí. No próprio Arco da Inovação, houve redução de R$ 14 milhões na concorrência pública.