Prefeitura tira dúvidas sobre processo de matrícula na rede
Atualizado em 13/02/2019 - 18:02
Transição Escolar na Volta as Aulas 07 02 2019
Nenhuma criança fica sem escola: redes públicas municipal e estadual compartilham informações e viabilizam a matrícula - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Início de ano letivo costuma gerar muitas dúvidas entre os responsáveis por crianças e adolescentes de São José dos Campos. Entender o processo de matrícula nas escolas municipais é uma necessidade de boa parte deles.

Se este também é o seu caso, fique ligado nas informações a seguir.

A Prefeitura de São José dos Campos atende cerca de 67 mil alunos em 157 escolas municipais. Dessas, 47 unidades são de ensino fundamental e 110 de educação infantil.

O atendimento do ensino fundamental é compartilhado entre as redes públicas municipal e estadual. Aqueles que desejam ingressar no ensino fundamental da rede municipal (1º ao 9º ano), o responsável deve procurar a escola de interesse e realizar a inscrição, munido de documento do candidato, comprovante de endereço e ano escolar pretendido. Importante ressaltar que a inscrição não garante a matrícula.

Neste momento, as redes públicas estão em pleno processo de matrícula para o atendimento de toda demanda, decorrente principalmente por mudança de bairro ou novos moradores, bem como transferência da rede particular para escola pública.

Nenhuma criança fica sem escola. As redes públicas municipal e estadual compartilham informações e viabilizam a matrícula do aluno.

Educação infantil

Na educação infantil (0 a 5 anos), o responsável deve procurar uma escola de educação infantil e, no momento da inscrição, pode apontar até quatro opções de escolas de interesse.

Requisitos para matrícula

Área de abrangência, idade, irmão matriculado na rede municipal e disponibilidade de vaga são critérios que definem a matrícula.

Todas informações sobre ingresso na rede pública municipal podem ser conferidas na portaria 198/SEC/18, disponível no site da Prefeitura. A lista com a classificação dos alunos, seguindo os requisitos, fica disponível nas escolas municipais e no site da prefeitura.

Transporte escolar

O transporte escolar é disponibilizado para alunos da rede pública que residem em uma distância superior a 2 quilômetros da escola.

O transporte para alunos da rede estadual é solicitado por meio da Diretoria de Ensino, que encaminha a demanda para a Secretaria de Educação e Cidadania. O responsável deve solicitar o transporte no ato da matricula. O tramite é feito via Diretoria de Ensino e Secretaria de Educação e Cidadania.