Obras do Arco da Inovação chegam à av. Jorge Zarur a partir de quinta-feira
Atualizado em 12/02/2019 - 16:28
DEMOLICAO CALCADA SAO JOAO - 11-02-2019 - LUCAS CABRAL
Neste período, a orientação é para que os condutores reduzam a velocidade ao passar pelo local ou escolham rotas alternativas - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

A partir desta quinta-feira (14), os serviços de ampliação das vias do entorno da obra do Arco da Inovação - ponte estaiada chegarão à avenida Jorge Zarur, na região oeste de São José dos Campos.

Para realização dos trabalhos, um trecho à direita da avenida, no sentido centro, ficará interditado por aproximadamente 15 dias. Neste período, a orientação é para que os condutores reduzam a velocidade ao passar pelo local ou escolham uma das rotas alternativas disponíveis na página oficial.

O fechamento da faixa será feito a partir do nº 181 e vai até o posto de combustíveis que fica na rotatória. A alteração no trânsito vai viabilizar os serviços de demolição do canteiro central e recomposição do pavimento.

Assim como já está sendo feito da avenida São João, os trabalhos executados nesta etapa visam ampliar o espaço de circulação de veículos para que a capacidade de tráfego da avenida seja preservada durante as próximas fases da obra, quando as pistas à esquerda da avenida Jorge Zarur serão suprimidas para implantação dos acessos de conexão e encaixe com a ponte estaiada.

O cronograma de serviços, assim como a operação de trânsito poderão ser alteradas de acordo com a necessidade ou mudanças climáticas.

Alargamento na av. São João

Os trabalhos de ampliação executados na descida da avenida São João, sentido bairro estão em andamento. Nesta segunda-feira (11), os serviços de demolição da calçada foram executados no local para viabilizar a abertura de uma nova faixa de rolamento.

Do outro lado da rotatória, a ampliação da pista será feita em frente ao Poupatempo, entre a avenida Eduardo Cury até a Miguel Naked. A retirada e reconstrução do passeio foram reprogramadas para os próximos dias.

Em ambos os casos, o trânsito de pedestres será mantido por meio de uma passagem protegida com cercas provisórias.

Arco da Inovação

Diariamente, 60 mil trabalhadores passam pelo trecho do Colinas em 1.246 viagens de ônibus. Ao todo, 180 mil veículos circulam pelo local. Diminuir o tempo e o cansaço da rotina diária, no principal ponto de congestionamento da cidade, serão os principais ganhos com o Arco da Inovação.

A ponte estaiada é um método de construção mais eficaz e econômico, além do modelo ser menos agressivo ao meio ambiente.

O investimento de R$ 48,5 milhões só pode ser usado em obras de infraestrutura, não podendo ser aplicado em saúde ou educação, por exemplo.

Esse valor, destinado a obras de infraestrutura, é resultado da economia em outras licitações, como da Via Cambuí. O próprio Arco da Inovação gerou economia de R$ 14 milhões. 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana

×